O submarino Tamoio, da Esquadra Brasileira, chega ao Porto do Rio Grande amanhã, 13, por volta das 14h, devendo atracar no cais do Porto Novo. A embarcação está vindo de Mar del Plata, Argentina, onde esteve realizando ação de presença nos eventos comemorativos ao 75º Aniversário da Força de Submarinos da Armada Argentina. O submarino ficará em Rio Grande até às 16h de segunda-feira, 15. Durante a estada em Rio Grande, há previsão de ser aberto à visitação pública, o que deve ser melhor definido nesta sexta-feira.

O Tamoio é um submarino convencional da classe IKL, um dos mais versáteis e modernos submarinos convencionais em atividade no mundo, segundo a Marinha, e entrou em serviço em 12 de dezembro de 1994. É o terceiro da Esquadra Brasileira a receber este nome. Segundo submarino da classe Tupi, teve sua origem em um dos Programas de reaparelhamento da Marinha, iniciado na década de 80. O Tamoio foi o primeiro submarino totalmente construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Sua propulsão é diesel-elétrica, possuindo quatro motores de combustão principais (MCP) acoplados a geradores e um motor elétrico principal (MEP), de dupla armadura, que aciona o eixo propulsor. Tem 61,2 metros de comprimento, velocidade superior a 20 nós e profundidade de operação superior a 200 metros. Sua tripulação é formada por oito oficiais e 33 cabos, sargentos e marinheiros.

Fonte: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments