opatlantico1.jpg

O Poder Naval Online esteve ontem na apresentação da Operação Atlântico, realizada no Centro de Adestramento Almirante Marquês de Leão (CAAML), na Base Naval do Rio de Janeiro, localizada na Ilha de Mocanguê.
O Chefe do Estado Maior Conjunto da Operação Atlântico, Almirante Edlander Santos, apresentou os detalhes da operação à imprensa e a executivos de empresas que operam nas principais regiões petrolíferas do litoral do Brasil.
A Operação já teve início no dia 6 de setembro, quando forças especiais foram desdobradas para missões de sabotagem e neutralização de sistemas de comunicação e de radar.
No exercício militar, que contará também com a participação da PUC, Cruz Vermelha e Petrobras, o “país verde” – composto por Rio de Janeiro, norte de São Paulo e partes de Minas Gerais e Goiás – tem uma situação de disputa sobre o mar territorial com o “país amarelo” – Bahia e Espírito Santo – justamente numa área de megadescobertas petrolíferas da Petrover, estatal fictícia do “país verde”. A situação de disputa sobre o mar é bem parecida com a existente entre o Peru e o Chile. No exercício, as negociações diplomáticas não surtem efeito e os dois países iniciam ações militares para alcançar seus objetivos.
Segundo o almirante Edlander Santos, a Operação Atlântico trará respostas para as carências na defesa da Amazônia Azul.

NOTA DO BLOG: Depois da apresentação, fotografamos o embarque dos fuzileiros navais no navio de transporte de tropas Ary Parreiras. Também tivemos o prazer de visitar o NDCC Garcia D’Ávila (ex-RFA Sir Galahad).
Em próximo artigo, publicaremos as fotos feitas ontem na BNRJ e a bordo do Garcia D’Ávila.

opatlantico2.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments