RN reduz número de escoltas
A Royal Navy colocou três contratorpedeiros da classe Tipo 42 em “baixo estado de prontidão”. Isto significa que esses navios (HMS Exeter , HMS Southampton e HMS Nottingham) dificilmente voltarão a navegar novamente sem que exista uma necessidade extrema. Desta maneira a RN fica com uma força de escoltas (entre fragatas e contratorpedeiros) reduzida para 22 unidades.
NOTA DO BLOG: Como comparativo, somente em número de unidades, a MB possui 15 escoltas (considerando a Barroso).
É temos quase o mesmo número de escolta que a RN, mas nosso litoral cabe uma 100 Grã-Betanhas, tudo bem que ela opera a nível mundial. Mas os armamentos delas são os mais sofisticados que existem, e nós compramos a que eles colocam na reserva, ou seja, depois que não vale mais para eles, eles passam pra gente. Só que dessas 15 citadas, quantas efetivamente estão ativas? É triste. Sds.
Não apenas isso, em caso de necessidade, o apoio aéreo a partir de terra seria maciço, com Nimrods, E-3s, Tornados e Typhoons, além do apoio submarino, capaz de lançar Tomahawks.
CorsarioDF.
Concordo com você.
O número de escoltas ou pra ser mais direto, o número de embarcações militares da RN é exatamente justificável pelas dimensões marítimas daquele pais. É um “Disparate” muito grande quando comparamos as nossas dimensões Vrs. escoltas.
Más, continuo acreditando no Plano Estratégico de Defesa. Estou torcendo para que possamos ter um número condizente e justificável também de embarcações Vrs. Dimensão marítima.
Abraços.
Já que a nota do blog faz referência a inclusão da Barroso no nosso total de 15 escoltas, eu gostaria de saber o seguinte :
Onde a Barroso se encaixa no organograma do ComForSup, se no 1º Esquadrão de Escoltas ou no 2º Esquadrão de Escoltas?
Na prática essa divisão em 2 esquadrões ainda é viável para a nossa Marinha, considerando o grau de disponibilidade?
Agradeço se alguém souber me responder.
SDS
A Barroso, por afinidade, deve ir junto com as Inhaúmas. Sim, a divisão em esquadrões é perfeitamente aceitável do ponto de vista administrativo. Se tivéssemos um marinha numerosa, com vários esquadrões, estes poderiam ser reunídos em grupos.
A diferença é q essas 22 escoltas sao capazes de prover escolta !!!
Nossas escoltas nao tem meios para isso, frente as ameaças modernas..
hehehe
se bobear o MB pode comprar a preço de banana
Sobre as escoltas da RN, mesmo levando-se em consideração o tamanho do país, a força está ficando pequena para a pretensão geopolítica que eles ainda querem ter. Sobre a MB, eu imagino que quando a Barroso entrar definitivamente para a Esquadra, o que será acompanhado da possível baixa do Pará, muito provavelmente se mantenham os dois esquadrões, mas talvez se pense em alterar a subordinação das escoltas de um esquadrão para outro. Afinal, um estará ficando com 11 navios, outro com apenas três. Explico melhor: com a entrada em operação da Barroso, a meu ver ela estará muito mais próxima… Read more »
Obrigado Poggio e Nunão.
Ops, onde se lê, no último parágrafo, “Meia dúzia de fragatas e corvetas”, leia-se “Meia dúzia de fragatas e meia dúzia de corvetas”. Senão ia ser uma tesourada demais da conta de radical…
As três são Batch 2 e de capacidades AA, mas será que ainda usam o Sea Dart ?
Também tem 2 CIWS Phalanx e usa o Sea Skua anti míssil e hangar para um Super Links.
Dependendo do preço…..
Sds.
Pára com isso, Baschera, rsrsrs…
Deixa ver. Temos 6 Niterói, 4 Inhaúmas, a Barroso e 3 Greenhalgh. Esse cálculo de 15 conta a Dodsworth ou o Pará?
O Pará, que ainda está na ativa.
Onde se encontra o Pará??
Entre o Amazônas e o Maranhão (desculpe Beto, não resisti).
Tem um Pará no Pará, e outro Pará no Rio.
http://www.naval.com.br/NGB/P/P130/P130.htm
http://www.naval.com.br/NGB/P/P015/P015.htm
Nada de Type 42.Se a memoria nao me falha, o Sea Darte nao deu conta do recado na Guerra das Malvinas. Deixou a desejar. Alguem sabe sobre as desincorporacoes das T22B3 e de duas TS23 que estava prevsitas para breve
Sempre soube que nossos almirantes nunca gostaram dos T42.Cosnta que a Argentina procurou nos vender os seus sem despertar maiores interesses na MB. Na epoca, a Marinha queria os Charles Adams norte-americanos.
O problema não erao Sea Dart em si, e sim os radares dos T42. Na Guerra do Golfo, já com sitemas atualizados ele se tornou o primiero míssil a abater outro em combate ao interceptar um Exocet que vinha em direção a um navio americano.
Realmente, um número muito pequeno para as aspirações da Royal Navy.
O Pará estaria “clinicamente morto”…
O navio alvo do comentário do Jonas Rafael era um encouraçado classe Iowa, que tinha à disposição ainda, os Phalanx e é claro, sua poderosa blindagem. Mas o Sea Dart realmente cumpriu bem sua missão e abateu o míssil atacante.
Contar o Pará como meio disponível para escolta, em 2008 quase 2009, é sacanagem!
Ahhhh entaou vou dar o meu pitaco tambem
O que é o Para ?
quando chega o Garcia D´Avila ???
aonde fica a II GM ???
A Marinha é uma arma que atua principalmente no Ar ou em Terra ???
Isso soa familiar a alguem ???
hehehehehe
MO
Ostra, hoje cê tá mais azedo que limão Haiti, quer dizer, Taiti…
Se bem que limão e ostra costumam combinar bem!
Quartel general! Postos de batalha, lançar mísseis arpão de estibordo!
Abraço!
PS – já tive uma banda de hardcore que se chamava os Azedos. Essa cê ia gostar.
hehehehhe ia mesmo, vc tem que pedir pros Godizila tocar Hardcore !!!!! Agora meu, quanto as perguntas, faz favor neh, qdo que vc viu um raciocnio concluido Mas vc que o que, hoje no shipspotting tem uma besta que coloca um comentario no AHTS Bos Turquesa atracado junto ao cais do estaleiro em conclusão da construção Ae o ixpertão fala assim oh: “Nome: Bos Turquesa Construtor: Estaleiro EIA Itajai, casco nr. 143 ex nome: EIsa nr. 143 “navio ainda não iniciou sua construção” To até vendo alguem mais atento pensando assim Brazilian Idiot … Depois essas e outras, num é… Read more »
O Xará tem que vir aqui para o Blog, assim ele pode soltar aquela clássica:
“Joseééééh, este cara (qq um com idéias esdrúxulas) é um IMBECIL”.
hehehehe
O Ostra adora quando ele fala isso.
Caso a MB queira comprar Type 42 quanto sai a unid MB??