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Em 1º de novembro de 2006 foi assinado o contrato de aquisição pela Marinha Portuguesa junto a Marinha Real Holandesa, de duas fragatas da classe “Karel Dorman”, para substituir as antigas fragatas da classe “Comandante João Belo”, que entraram em serviço no final dos anos 60.

Os navios adquiridos por Portugal são as ex-HNLMS Van Nes (F 833) que entrou em serviço em junho de 1994 e a ex-HNLMS Van Galen (F 834), que entrou em serviço em dezembro de 1994. Elas foram batizadas, respectivamente, com os nomes de NRP Bartolomeu Dias (F 333) e NRP D. Francisco de Almeida (F 334).

A Van Nes atracou na Base Naval de Den Helder em 14 de dezembro de 2007, encerrando a sua ultima missão na Marinha Holandesa, uma comissão de seis meses em patrulha pelo Carinbe. Em janeiro de 2008 o navio entrou em Período de Reparos e foram iniciados os preparativos para sua transferência que se estenderam ate junho.

Os navios sofreram algumas modificações para adaptalos melhor as necessidades do servico em Portugal, como por exemplo:

– a implementação da rede C4I, que compreende alterações dos sistemas de informação de bordo e respectiva infra-estrutura física de suporte, para que os navios possam adotar os padrões de gestão de informação em utilização em Portugal.

– adaptações e alterações nos espaços habitados (refeitório, câmaras de oficias e de sargentos e camarote do comandante).

– introdução de sistemas auxiliares de navegação, como o (W)AIS.

Portugal realizou entendimentos para o apoio logístico e o treinamento do pessoal encarregado de manter e operar os novos sistemas que estão entrando em servico junto com os navios, nomeadamente as turbinas a gás Rolls Royce Spey SM1A; o CIWS Goalkeeper; os radares SMART e LW08 e o canhão Oto Melara 76mm Compact.

Em 1º de novembro de 2006 foi assinado um memorando entre as Diretorias de Armamento da Bélgica, Portugal e Holanda para dar suporte a operação, treinamento, manutenção e suprimentos desses navios, o Chile aderiu a esse acordo em março de 2007. Esse acordo de cooperação visa quatro pontos principais:

– Modificações e modernização de sistemas;

– Manutenção;

– Aquisição de sobressalentes;

– Formação e Treino de pessoal.

Na foto a Bartolomeu Dias, realizando Provas de Mar em 17 de setembro passado ao largo da costa da Holanda. O navio tem previsão de entrar em serviço, em Portugal, em 1º de novembro de 2008.


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