A evolução e a ameaça dos submarinos “cocaleiros”
Os semi-submersíveis auto-propulsados (Self Propelled Semi Submersible – SPSS) usados por narcotraficantes e contrabandistas, serão uma ameaça cada vez mais frequente nos mares da América do Latina.
Como está muito mais difícil transportar droga pelos ares, os SPSS foram a solução encontrada pelo narcotráfico para fazer com que a carga chegue ao seu destino.
Uma grande preocupação dos EUA, com relação aos SPSS, é a possibilidade de terroristas também fazerem uso dessas embarcações para alcançarem seu território.
No caso do Brasil, que é uma das principais rotas do tráfico internacional, a aplicação da Lei do Abate pela FAB, pode ter transferido o problema para a Marinha do Brasil: SPSSs poderão navegar pelos mares do norte do País.
Aqui estão alguns fatos interessantes e, a seguir, fotografias de SPSSs liberadas pela Guarda Costeira dos EUA:
- SPSS: são navios de superfície de 40 a 80 pés de comprimento, com borda livre muito baixa (altura acima da linha d’água) tipicamente de 18 polegadas. Atualmente utilizados para o narcotráfico.
- Material de construção: feitos de fibra de vidro/madeira tornando-se difícil de ser detectadas no mar visualmente, e também por radar.
- Propulsão: motores diesel, simples ou duplos, com capacidade de armazenamento de combustível não inferior a 1.500 litros.
- Velocidade e Alcance: cerca de 6 nós e em torno de 2.000 milhas.
- Capacidade: pode acomodar até quatro pessoas e pode transportar carga (cocaína), de 4 a 12 toneladas, dependendo do tamanho.
- Controle e Comunicação: Manual ou controle remoto, utilizando o Sistema de Posicionamento Global (GPS), compactos e potentes equipamento de comunicação
- Construção, tempo e custo: eles são feitos de forma artesanal e não construídos em estaleiros, com demora de cerca de um ano para a construção, e os custos em torno de US $ 2 milhões de dólares.
- Os desenvolvimentos futuros: como o SPSS provou ser muito confiável para o contrabando desde 1990, agora também se utiliza aço para construção, para torná-lo mais forte, melhorar a navegabilidade e prover maior capacidade decarga.
Pergunta: a “Lei do Abate da Marinha” está em vigor, né?
http://www.defesanet.com.br/marinha/dl5129/
Chega a dar medo de abrir os comentários e encontrar o tradicional “será que um desses não servia para…”
Não tem nada de submarino nisso, parece um monitor do séc. XIX.
Seria tecnicamente possível um desses Sub COCALEIROS conduzirem 1 ou 2 torpedos (chineses contrabandeados)e aprontar p’ra cima duma escolta, nada sério, apenas no intúito de escapar, atrasando o perseguidor?
Se demorar mais um pouco, eles vão construir um SUB
Put’s dei enter sem querer.
Mas continuando….Nuclear primeiro do que o Brasil.
rs.rs.rs.rs!!
Quando os traficantes comecarem a contruir submarinos de verdade ae fudeu, vai ser dificil conseguirem intercepta-los.
Tô achando que a tecnologia deles está melhor do que a nossa!!!
E surpreendente a criatividade desses narcotraficantes, outro dia mesmo a guarda costeira mexicana pegou um desses.
[…] EUA estimam que a maior parte da cocaína que chega ao seu território vem a bordo de semi-submersíveis auto-propulsados. Estima-se que cerca de 75 embarcações semelhantes a da foto são construídas por ano, na […]
se eles tem a capacidade de construir um SPSS eles também tem capacidade de buscar um empro bom, depois falam que traficante nao teve oportunidade!