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A Marinha do Exército Popular da China está introduzindo em serviço uma classe de LCAC (Embarcação de Desembarque sobre Colchão de Ar), que é claramente destinada a equipar os novos LPD (Navios de Transporte Doca) da classe Type 071/Yuzhao.
O LCAC chinês é muito semelhante aos LCAC utilizados pela Marinha dos EUA, em termos de tamanho e emprego. É capaz de transportar, em alta velocidade diretamente do navio de assalto fundeado ao largo para terra de 60 a 75 toneladas de carga, incluindo armamento, pessoal, material logístico em geral e até os Carros de Combate Pesados Type 96 (ZTZ96) e Type 99 (ZTZ99).
O modelo chinês tem um arranjo semelhante ao americano, mas o módulo de comando fica a BB (Bombordo) ao contrario da classe LCAC-1. Possui rampas na proa e na popa para facilitar o rápido embarque e desembarque de viaturas e material. A propulsão parece ser fornecida por quatro turbinas a gás e aciona dois propulsores com hélices de passo controlável, localizados na popa. Dados mais apurados sobre esse projeto ainda são escassos, e especulasse se esse projeto é totalmente chinês ou se foi feito com tecnologia russa ou ucraniana.
Os LPD Type 071 provavelmente poderão transportar na doca de 2 a 3 unidades. Esse conjunto LPD/LCAC esta levando a China a um novo patamar em termos de projeção do poder naval sobre terra. No passado um dos pontos que punham em dúvida a capacidade da China invadir Taiwan, era a sua limitada capacidade de transporte anfíbio, limitada a embarcações antigas e de pequeno porte.
O uso de LCACs torna possível o lançamento de um assalto anfíbio além do horizonte e gera incertezas sobre o ponto exato do desembarque, já que não sofre restrições como o calado/profundidade na área de assalto, marés adversas, e obstáculos sob a água, podendo ainda progredir além da praia para fazer o desembarque em área mais abrigada.

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