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Segundo as notícias mais recentes veiculadas no Blog do Poder Naval, planeja-se  para 2014 o término da construção do primeiro Scorpène destinado à Marinha do Brasil. Assim, pode-se projetar um prazo de 6 anos de construção após uma assinatura de contrato neste ano (apesar de não se falar, ao menos na imprensa dita leiga, em datas mais específicas, como lançamento, início de provas de mar e mostra de armamento). Para colocar essa projeção em perspectiva, estas são as datas cumpridas ou projetadas das construções de submarinos Scorpène para outras marinhas.

Chile: assinatura de contrato em dezembro de 1997. Lançamento da primeira unidade em novembro de 2003, sendo incorporada em setembro de 2005 (chegou ao Chile em janeiro de 2006). O segundo submarino foi lançado em novembro de 2004, incorporado em julho de 2006 e chegou a Valparaíso em dezembro de 2006. Vale lembrar que o Chile foi o cliente lançador do tipo. A primeira unidade foi construída pela DCNS em Cherburgo (França) e a segunda pela Izar/Navantia em Cartagena (Espanha).

Malásia: assinatura de contrato em junho de 2002. Lançamento da primeira unidade em outubro de 2007 (DCNS – Cherburgo), com previsão de incorporação no início de 2009. A segunda unidade tem previsão de lançamento para outubro deste ano (Izar/Navantia – Cartagena) e incorporação em outubro de 2009.

Índia: assinatura de contrato em outubro de 2005. A primeira unidade começou a ser construída na própria Índia em dezembro de 2006, no estaleiro estatal Mazagon, em Bombaim, com equipamentos e assistência técnica fornecidos pela DCNS. A previsão de incorporação do primeiro submarino é dezembro de 2012 e, a partir daí, uma nova unidade deverá ser entregue por ano até 2017, completando um total de seis.

Vê-se que a data planejada para entrega do primeiro Scorpène para a MB  não está fora dos padrões de prazos cumpridos / projetados para o lançamento dos Scorpène construídos nos estaleiros da França e Espanha. Em relação às unidades em construção na Índia, há uma diferença de um ano (mas deve-se levar em conta também doutrinas de cada marinha em relação a tempo de provas de mar após o lançamento, além das próprias definições de incorporação).

O Poder Naval Online já colocou sob uma perspectiva crítica (visando sempre o debate construtivo, deve-se ressaltar) o cronograma planejado para a construção primeiro submarino nuclear brasileiro. Quanto ao prazo de entrega do primeiro Scorpène para a MB, caso essa primeira unidade seja efetivamente construída no Brasil, a comparação mostra que cumprir o cronograma não é impossível – irrealista seria, talvez, esperar por um prazo mais curto, ainda mais comparando-se com o exemplo indiano. Mas é um prazo apertado. Certamente há outras variáveis em jogo do que uma simples comparação de datas como esta: construção de estaleiro, aspectos industriais, absorção de tecnologia, técnicas já dominadas e outras a serem aprendidas. Mas também é certo que não há tempo a perder para conseguir cumprir a promessa.

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