Submarino nuclear brasileiro: cumpriremos o cronograma?
Recentemente foi divulgado pela mídia uma declaração do Comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, de que o primeiro submarino nuclear brasileiro (SNB) estará pronto até 2021. Porém, segundo estimativas do Poder Naval OnLine, este cronograma parece bastante otimista. Tal afirmação tem como base um cronograma extremamente razoável, que está dentro dos padrões mundiais de desenvolvimento e construção de novos projetos de submarinos convencionais (ver tabela acima).
Para um projeto de submarino nuclear totalmente nacional esse tempo seria maior (mesmo com auxílio francês), porque existem etapas de pesquisa básica que ainda não foram vencidas. Considerando o cronograma acima, se o estudo de exequibilidade fosse iniciado hoje (setembro de 2008), o submarino estaria realizando suas provas de mar em 2022. No entanto, destaca-se mais uma vez que este cronograma tem como base um projeto de submarino convencional (cuja simplificação é ainda maior).
Infelizmente a história da construção naval militar no país demonstra que, com raras exceções, os projetos nacionais não tiveram seu cronograma respeitado. Seria razoável afirmar que, caso o projeto realmente siga adiante e com bastante ímpeto, o mesmo leve cerca de 20 anos (por volta de 2029).