Comandante da MB visita Portugal em busca de cooperação
O comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, inicia nesta terça-feira, em Lisboa, uma visita oficial para promover uma cooperação mais estreita com a Marinha de Portugal.
As duas partes querem aumentar a parceria no domínio da construção naval, num momento em que Brasil e Portugal estão renovando as respectivas forças navais, e combinar operações conjuntas.
Outra área de potencial cooperação é a da tecnologia da informação.
O Brasil quer desenvolver para a Marinha lusa sistemas de comando e controle, programas de jogos de guerra e software de avaliação operacional dos navios.
A instituição responsável por esta área na Marinha brasileira é o Centro de Análises de Sistemas Navais, que tem mais de 30 anos de experiência na avaliação de sistemas operacionais e de combate de navios de guerra de moderna geração.
Há ainda interesses no intercâmbio de pessoal e troca de conhecimento entre as duas Marinhas.
Durante esta semana, o almirante Moura Neto vai visitar o navio “Corte Real 2”, o Comando do Corpo de Fuzileiros, a Capitania do Porto de Lisboa, o Instituto Hidrográfico, o Planetário Calouste Gulbenkian e o Museu da Marinha.
Na próxima segunda-feira, o comandante da Marinha brasileira terá um encontro com o chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, almirante Fernando José de Melo Gomes, seguindo no dia seguinte para a Itália.
A viagem de Moura Neto ocorre dias após a Marinha do Brasil ter criado uma equipe coordenadora para acelerar a construção do submarino de propulsão nuclear brasileiro, que será desenvolvida em conjunto com a França.
Fonte: Agência Lusa