sub-harpoon.jpg

A longa lista de compras de material militar da República da China (Taiwan) entregue aos EUA (ver maiores informações no blog aéreo) apresenta uma discreta e desapercebida aquisição. Foram solicitados 32 mísseis UGM-84L Sub-Harpoon Block II, além de dois mísseis de exerecício, dois sistemas de controle, 36 containeres e diversos equipamentos associados. O valor indicado para esta negociação é de 200 milhões de dólares.

Esta venda chama atenção para dois fatos. Primeiramente parece que os técnicos de Taiwan não conseguiram atingir um estadus operacional para o seu projeto de míssil lançado de submarino Hsiung Feng-II. Em segundo lugar, os chineses acreditam que seus submarinos de construção holandesa são plenamente compatíveis (após pequenas alterações) com o sistema norte-americano.

Além dos GUPPY de treinamento, Taiwan possui dois submarinos de ataque classe Zwaardvis modificada. Ambos foram construídos no final da década de 1980 e possuem 20 anos de serviço. A construção dos mesmos foi cercada de forte oposição da China continental. Uma eventual aquisição de outros quatro era o desejo de Taiwan, mas novamente esbarrou em questões políticas.

Atualmente Taiwan procura adquirir entre seis e oito unidades convencionais novas. Modelos como IKL-214 e o francês Scorpène são o sonho de consumo de Taipei. Mas a China continental já ameaçou Alemanha e França com eventuais retaliações caso algum acordo comercial seja acertado com Taiwan na área submarina. No ano passado foi ventilada a possibilidade de se construir oito unidades diesel-elétricas nos estaleiros norte-americanos de Connectcut. Mas esta idéia não prosperou (pelo menos não até o momento) e, além disso, os EUA não constrõem um submarino convencional há meio século.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments