Estudo de caso: os Northrop Grumman S-2T Turbo Tracker de Taiwan

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Os S-2T de Taiwan foram convertidos dos modelos S-2E e S-2G, quando eles pertenciam ainda à ROCAF (Republic of China Air Force). O plano inicial, no valor de US$ 260 milhões, era a conversão de 32 aeronaves S-2T (a partir de 25 S-2E e 7 S-2G). Dois S-2G foram primeiramente enviados aos EUA para a modificação aos padrões S-2T pela Grumman (mais tarde, Northrop Grumman). O primeiro vôo ocorreu em julho de 1988 e depois da conversão, os dois aviões voltaram a Taiwan, em agosto de 1991. O restante da frota foi convertida em Taiwan, utilizando kits fornecidos pelos contratantes. O programa de conversão S-2T acabou revelando-se um escândalo político e foi provavelmente por esta razão que somente 27 aeronaves foram convertidas. (Em 2001, oito oficiais da ROCAF, envolvidos no escândalo dos S-2T, foram expulsos).
A melhoria mais significativa do S-2T sobre o velho S-2E/G é que os motores originais Curtiss-Wright R-1820-82 à pistão, cada um com 1.530hp, foram substituídos por dois Garret TPE-331 15AW turboélices, cada um com 1.645 shp, com quatro pás, resultando num aumento de 500 kg de carga útil. Os novos equipamentos eletrônicos instalados incluem o processador digital AN/AQS-92F para sonobóias, o receptor de sonobóias A/NARR-84 99, o radar Litton AN/APS-504, o MAD (detector magnético de anomalias) AN/ASQ-504, e o FLIR AN/AAS-40 (substituindo o farol da asa).

O Tracker em serviço

A ROCAF estabeleceu sua primeira unidade ASW, o Esquadrão Anti-Submarino, em 1 º de outubro de 1965, subordinado à 6ª Ala. No entanto, não chegou a operar aeronaves dedicadas até 1967, quando foram recebidas 10 aeronaves S-2A dos EUA, em 2 de fevereiro. O Esquadrão Anti-Submarino alcançou o status IOC em 1 de abril de 1968. Quase dez anos depois, o Esquadrão trocou os restantes nove S-2A por 16 S-2E, em 16 de junho de 1977. O S-2A foram transferidos para o 34º Esquadrão, que completou a conversão em 13 de janeiro de 1978.
Em 1 de fevereiro de 1979, a 439ª Ala de Transporte de Tropas & Guerra Anti-Submarino ampliou sua estrutura através da transformação do Esquadrão ASW em Grupo. O 34º Esquadrão foi transferido para o Grupo Anti-Submarino, e também foi criado o 33º Esquadrão. Durante o mesmo período, a ROCAF começou a receber 18 aeronaves S-2E. Em 24 de novembro de 1986, foi relatado que a ROCAF também recebeu alguns S-2G.
A conversão para o S-2T começou a partir de 1991 e foi concluída em 1º de julho de 1993.  O S-2T matrícula 2219 caiu perto da fronteira dos condados de Kaohsiung e Pingtung, em 25 de maio de 1996. A tripulação de quatro militares, dois oficiais da ROCN (Republic of China Navy) e piloto e co-piloto da ROCAF, morreram.
Em 12 de fevereiro de 1998, o Ministério da Defesa de Taiwan aprovou a proposta de transferência dos S-2T ativos da ROCAF para a ROCN, como parte do esforço para reorganização das Forças do país.

Os S-2T na ROCN

Em 1 de julho de 1999, os Esquadrões 33º e 34º do Grupo Anti-Submarino da ROCAF foram re-designados Esquadrões 133º e 134º no 1º Grupo de Aviação da ROCN. Todos os S-2T também foram transferidos oficialmente no mesmo dia. Embora as aeronaves sejam agora patrimônio da ROCN, a ROCAF ainda é a responsável pela manutenção.
Com o avanço da idade dos S-2T, eles foram se tornando cada vez mais difíceis de operar. Em meados do ano 2000, o índice de disponibilidade das aeronaves era de apenas 23,8%, o que significa que apenas 6 das 26 aeronaves da frota estavam operacionais. Embora o número tenha sido melhorado posteriormente, a taxa média de missão era de apenas 50%. Em junho de 2007, foi aprovada a compra pela ROCN de doze células de aeronaves P-3C ex-USN, para substituir os S-2T.

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