Rafale é o preferido para substituir os A-4 Skyhawk…
… segundo a opinião de 1.111 leitores do Blog Naval, que votaram na última enquete. O Rafale recebeu 42% dos votos, o F/A-18E 28%, o Su-33 10%, o F-35B 7%, o MiG-29K 4% e o Tejas Naval 3%. Somente 6% dos leitores votaram pelo fim da aviação embarcada de asa fixa na MB.
Dois protótipos do Rafale operaram no PA Foch (hoje NAe São Paulo), na fase inicial de testes (na foto acima, o avião decola da catapulta de vante do Foch).
O protótipo M01 realizou os primeiros testes a bordo em 1993, com o primeiro pouso ocorrendo no dia 19 de abril daquele ano. A primeira decolagem ocorreu no dia seguinte.
O protótipo M02 realizou operações no Foch no período de 27 de janeiro a 4 de fevereiro de 1994, junto com o M01, na segunda fase de testes.
A terceira fase de testes a bordo foi realizada somente pelo M02, começando no dia 17 de outubro de 1994 e compreendendo 3 semanas no total. Foram realizados 28 lançamentos do Rafale, incluindo 2 à noite.
O peso de decolagem do avião foi limitado a 16.500kg para lançamento a partir do Foch. O peso máximo de operação é de 21.500kg.
Para resolver o problema do pequeno comprimento das catapultas do Foch (50m contra 75m dos NAe americanos) foi instalado um mini ski-jump com 1º 30′ de inclinação, na extremidade da catapulta, possibilitando uma compensação de velocidade de 20 nós (37km/h) ou 2.000kg de carga extra.