s-3-vinking.jpg

Segundo o Grupo Jane’s, a Marinha dos EUA ofereceu, durante a XIV Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE 2006), que ocorreu em Santiago do Chile, enviar “de graça” aviões de patrulha anti-submarino Lockheed S-3 Viking aos países do Cone Sul.
Os aviões oferecidos começarão a ser desativados em a partir do 2009.
Mais de cem aviões teriam sido oferecidos oficialmente de forma gratuita às marinhas do Brasil, Argentina, Peru e Chile.
Fontes da Marinha do Chile confirmaram a oferta, embora negaram que tenham decidido por esta aeronave, especialmente pelo fato de existem outras opções.
Os aviões S-3 Viking, projetados nos anos setenta e modernizados nos oitenta, são utilizados em missões de patrulha anti-submarino, controle marítimo e ataque anti-navio, e podem alcançar uma velocidade máxima de 800 Km/h.
Têm uma autonomia de 7,3 horas, um peso de combate em torno das 20 toneladas e podem ser armados com torpedos anti-submarino ou mísseis anti-navio Harpoon. Os aviões podem operar também como aviões reabastecedores.

NOTA DO BLOG: Se realmente é possível a transferência dos S-3 Viking, acreditamos que a MB deveria avaliar com atenção a oportunidade de operá-lo a bordo do NAe São Paulo, no lugar do S-2 Tracker. As vantagens em termos de manutenção e performance do S-3 são muitas, ainda mais quando sabemos que só a troca dos motores do Tracker não resolve o problema da disponibilidade para o vôo, que também depende de pequenas peças e componentes que estão cada vez mais raros no mercado (ver estudo de caso dos Turbo Tracker de Taiwan).

s-3-revo.jpg

s-3-vinking-3.jpg

s-3-vinking-2.jpg

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments