Marinha do Paquistão com capacidade estratégica
O vice-almirante Asif Humayun, chefe do estado-maior da Marinha do Paquistão, afirmou que esta Força de seu país está plenamente capacitada a empregar armamento estratégico caso seja necessário. A declaração foi dada no último dia 14 durante um ‘workshop’ realizado na cidade portuária de Karachi. Não foram fornecidos maiores detalhes sobre o tipo de ‘armamento estratégico’ empregado.
Também foi informado que a marinha procura por mais submarinos, além dos Agosta recentemente construídos, e por mais aeronaves ASW, além dos sete P-3C negociados com Washington recentemente. Na foto, uma fragata Type 21 da Marinha do Paquistão e um helicóptero SH-3, armado com míssil antinavio AM-39 Exocet.
NOTA DO BLOG: Ao contrário da Índia, o Paquistão não possui navio-aeródromo. Talvez o almirante paquistanês esteja se referindo à grande autonomia dos seus novos submarinos com AIP. Os submarinos paquistaneses são armados com mísseis antinavio Harpoon e AM-39 Exocet e possuem towed array, com capacidade de detecção de alvos à longas distâncias.