HMS Ark Royal (R09)
O HMS Ark Royal (R09) era um navio-aeródromo da classe “Audacious” da Royal Navy. Foi o último remanescente daquela marinha capaz de operar aviões de decolagem por catapulta e aterrissagem por cabos. Foi também o primeiro navio-aeródromo do mundo a possuir um convés de vôo em ângulo, precedendo o USS Forrestal americano em 9 meses.
Seu grupo aéreo era composto de aviões Buccaneer, Phantom FG1, Fairey Gannet (AEW), helicópteros Sea King e Wessex.
O navio deslocava carregado 53.950 toneladas e tinha uma tripulação de 2.640 homens. Foi desativado em 1978.
Mesmo nos dias de hoje, com atualizações de sensores, tanto no Nae como no grupo aéreo, seria uma arma poderosa.
Outro assunto. Aos amigos do blog pergunto que fragta é esta deste vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=OviUI8LPhbk
Essa Marinha tem história. Certa vez perguntei a um comandante de um navio da Marinha Real Inglesa (Royal Navy), qual era a marinha de guerra mais preparada do mundo!Sua resposta foi imediata, quero crer que seja a Marinha Inglesa. Sds.
Taer,respeito sua opinião,mas não seria a US NAVY?
Venceram gloriosamente a marinha imperial japonesa,coisa que na época a Royal Navy não tinha condições de fazer.
E outra em fevereiro de 2006 uma fragata da Royal Navy foi flagrado transportando cocaína(que preparo hein rsrs)
Abraços.
Patriota, acredito que a fragata que aparece no vídeo seja da Classe “M” da marinha holandesa e se não estou enganado hoje pertence à marinha do Chile sob o nome de “Almirante Blano Encalada”.
Perdão… “Almirante Blanco Encalada”.
já tinha perguntado anteriormente e niguem respondeu, mas post da classe audece apareceu,oba!!!
entao volta a pergunta alguem sabe o tamanho da catapulta deste porta avioes e o modelo, creio que nao seja muito diferente do nosso opalao, e se eles operavam com phantom tinha alguma restriçao?
Quando era garoto, o Ark Royal era uma das cartas de um super trunfo de navios de guerra que eu tinha!!!
Sds a todos.
Daniel, o Ark Royal tinha inicialmente 2 catapultas BS4 e depois da modernização, trocou por 2 BS5, ou seja, do mesmo tipo do nosso A12.
Quanto às restrições na operação dos Phantom a bordo do Ark Royal, eu não tenho conhecimento.
Ulisses,
A marinha inglesa era a maior do mundo, na epoca da segunda guerra mundial..
A marinha inglesa só nao tinha capacidade de confrontar a marinha imperial japonesa por causa da Alemanha!!
Lembre-se q o bloqueio naval europeu era todo feito pela Inglaterra.. se nao fosse isso a Royal Navy engoliria a IJN
Até hoje eu me pergunto, o que teria acontecido nas Malvinas se o Ark Royal tivesse participado da guerra?
Uma coisa e´certa os ingleses teriam vencido,mas quantos aos argentinos e à Argentina?
Até hoje eu me pergunto, o que teria acontecido nas Malvinas se o Ark Royal tivesse participado da guerra?
Uma coisa e´certa os ingleses teriam vencido,mas quanto aos argentinos e à Argentina?
Alfredo, voce se engana, a maior marinha do mundo na segunda guerra era a americana principalmente no fim da guerra.
alfredo,
sou suspeito mas posso concordar com vc no inicio das hostilidades mas de 42-43 pra la o numero de NAe e Encouracados americanos ja passava a inglesa sem contar os outros meios e o tamanho dos Marines…
Sds.
E tem até uma piada:
Um comandante americano perguntou a um inglês:
– Como vai a segunda maior marinha do Mundo?
Ao que o inglês lhe respondeu:
– Vai bem! E como vai a segunda melhor?
Não sei o nome dos protagonistas, mas acho que era isto.
A propósito: os ingleses foram, na II Guerra, ultrapassados pelos americanos em números de unidades por larga margem, mas orgulhavam-se de possuir, ainda, a melhor armada do mundo.
Abraços!!
Caro Patrióta:
A fragata sobre a qual você deseja saber (do vídeo) é uma Classe Karel Doorman, e pertencia a Marinha Holandesa (projeto e construção também holandeses), sendo que as duas últimas foram vendidas recentemente para Portugal. Esta classe é também conhecida como “Multi-purpose” (multi-propósito) ou “M class”. Por isso o nosso amigo Tomas também está certo.
Abraços!!
muito legal essa foto com os helos wessex. eram da versão que o brasil utilizou? ele tinha um apelido estranho, “vaca voadora”, era isso mesmo?
abraços.
A marinha americana era tao grande que em 1943 ela era maior que todas as marinhas que entraram na guerra, JUNTAS. E por 1945 a US Navy tinha 70% de todos os navios de guerra acima de 1,000 tons do MUNDO INTEIRO.
http://en.wikipedia.org/wiki/Military_production_during_World_War_II#Production_by_country
Pelo que eu saiba não foi o HMS Hermes o último NAe convencional da RN? sendo depois modernizado para operar V/STOL?
OBRIGADO GALANTE POR TIRAR A MINHA DUVIDA
Wilson Johann e Tomas! Obrigado pela atenção.
Moyses,
A historia dos nossos “Vacas” voce pode ver no portal do Poder Naval OnLine, link para o ANB.
Esses são os F-4k q a MB estava interessada??
A MB está tencionando comprar Phantoms? adoro o Phantom mas no atual momento seria melhor partir para o Hornet….
Beto, a MB NUNCA se interessou pelos Phantom. Esta foi apenas uma opiniao pessoal minha.
Gustavo, o Hermes só operou de modo “convencional”, pelo que sei, até 1971. Em 1977, depois de modificações, passou a operar aeronaves V/STOL. Algumas curiosidades: o batimento de quilha do Ark Royal foi em 1943, como uma versão melhorada da classe Implacable (completada em 1944), e a sua construção não tinha ido muito longe até o final da II GM. Seu irmão Audacious estava mais adiantado, e acabou sendo completado antes, com o nome mudando para Eagle, mas sem as diversas modificações que foi possível fazer no Ark Royal (ele só as receberia no refit do início dos anos 50).… Read more »
Ops, o refit que citei do Eagle foi início dos anos 60, não dos 50. E onde está Phanton, leia-se Phantom…
obrigado pela dica guilherme.
abraços.
Guilherme
Desculpe pela má informação!!
HMS Hermes foi convertida num porta-aviões “commando” em 1971, para apoiar as operações anfibias dos Royal Marines. Em 1977 foi convertida para guerra anti-submarina e foi usada para avaliar o emprego do Harrier no contexto marítimo. Recebeu o ski-jump em 1980 e embarcou Sea Harriers em 1981. Quanto aos Phantoms da RN, é preciso lembrar que não eram idênticos aos da USN. Os motores Spey tinham maior empuxo, e o trem de aterragem telescópico do nariz era mais extensível. No lançamento, o ângulo de ataque era tal que, com o afterburner ligado, era preciso molhar o convés para que este… Read more »
Valeu pela complementação, Ramillies.
Ramillies, seja bem-vindo ao time de comentaristas do Blog Naval!
Os britânicos eram realmente corajosos de conseguir operar o Phantom a partir do Ark Royal e de seus outros NAes, pois não eram plataformas com espaço de sobra.
Quanto ao comentário do convés molhado, observar a segunda foto, o mar se encarregava de fazer o serviço. 😉
HMS Ark Royal foi a única NAe britânica a operar o Phantom. HMS Eagle também era para ter operado, mas as sapiências moles que governavam o Reino Unido na altura decidiram que NAes eram um luxo demasiado burguês para a RN, e lá se foi esse plano.
Por falar em pouco convés para muito avião, Sea Vixens operando na HMS Hermes: http://www.youtube.com/watch?v=RzFw-qsJoC0
Ramillies, obrigado pela dica. Realmente é um vídeo incrível! Vou colocá-lo num post.
o HMS Ark Royal e o HMS Eagle eram os maiores navios aerodromos dos Britanicos e tinha como característica principal os dois conveses hangares abaixo do convoo, eram otimos navios.
Fotos de NAes
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?s=b1f7a051298a7bc758d2ad4e3018b147&t=129481
Fotos da HMS Ark Royal na página 8