“Flight Deck”: o HMS Hermes em 1960
Como hoje é o Dia do Aviador (e do avião), esse vídeo a seguir é dedicado a todos os aviadores que fizeram e fazem a História, especialmente os navais.
Nesta pérola encontrada no Youtube e indicada pelo leitor Ramillies, pode-se observar vários detalhes das operações desse navio-aeródromo britânico, no auge de sua vida operacional, bem antes de ser tranformado em “porta-Harrier”.
Caças de Havilland DH.110 Sea Vixen e Supermarine Scimitar F.1 podem ser vistos decolando e pousando num navio com pouco espaço para operar jatos.
O filme também mostra algumas invenções interessantes dos britânicos, como o sistema de rolamento que alinhava os aviões na catapulta, o espelho de pouso e o convés em ângulo.
NOTA DO BLOG: O Poder Naval Online tem um artigo de Guilherme Poggio que mostra bem como foi complicada a transição entre aviões a hélice e aviões à reação, a bordo dos NAe: O início da era a jato sobre o mar
Dá pra notar que os aviões a jato parecem ser grandes demais para o navio. Belo vídeo.
Galante, e aquele avião movido à hélice?????? seria um Douglas A-1 Skyraider???????????
Vassily, aqueles aviões eram os turboélice Fairey Gannet, que cumpriam missões AEW.
Galante,
valeu pelo esclarecimento. vou pesquisar no ” Oráculo” Google agora masmo.
sds, inté mais.
Na minha opinião a Roya Navy é a marinha de querra mais tradicional e mais bem treinada do mundo!
Sds.
Parabéns ao Ramillies “classe R” pelo achado.
Vassily,
Eu não vi o vídeo, mas, a título de curiosidade, a Royal Navy tb. usou os Skyraider, se não me engano, na Crise do Canal de Suez, em 1956.
Mudando de assunto, alguém saberia me dizer se os Porta-aviões britânicos viram ação, com exceção desta, antes das Malvinas e após a Guerra da Coréia?
Obrigado!
Esses caras eram feras (politicamente correto detected….hehe).
Minha admiração e respeito por tudo que fizeram.
Tradição, respeito, operacionalidade, não se compra, se conquista.
E este aviao, parece ser grande em um CV?
http://www.youtube.com/watch?v=BjNyQvhsQE8&feature=related