USS Oregon e USS Iowa, encouraçados norte-americanos citados por Rui Barbosa
No texto disponibilizado ontem pelo Blog do Poder Naval, Rui Barbosa cita como exemplos de belonaves o USS Oregon (BB 3) e o USS Iowa (BB 4), então os mais novos encouraçados dos Estados Unidos e que participaram da Guerra Hispano-Americana no mesmo ano do texto: 1898.
O USS Oregon, que estava no Oceano Pacífico, saiu de San Francisco (CA) em 19 de março de 1898 e contornou a América do Sul percorrendo 14.700 milhas náuticas em 66 dias, para se juntar à frota no Atlântico, onde já estava o USS Iowa. Ambos lutaram na Batalha de Santiago, em 3 de julho de 1898, fundamental para a vitória norte-americana.
Na época, os mais poderosos encouraçados da Marinha do Brasil eram o Riachuelo (incorporado à então Marinha Imperial em 1884) e o Aquidabã (1885), ambos construídos na Inglaterra, e que influenciaram o design dos primeiros “pré-dreadnough” norte-americanos, o USS Texas e o USS Maine, de 1895. Na época, o Congresso dos EUA estava preocupado com a expansão das marinhas da Argentina, do Brasil e do Chile.
Como curiosidade final, a explosão do USS Maine ao largo de Havana, em janeiro de 1898, foi o estopim da Guerra Hispano-Americana, para a qual os EUA já contavam com quatro autênticos encouraçados “pré-dreadnough” (o Maine e o Texas já eram considerados de segunda classe, comparados aos irmãos mais novos). A expansão da marinha norte-americana havia sido rápida, e o ritmo só cresceria a partir de então.
Fotos: navsource