USS San Francisco volta a operar com a proa retirada do USS Honolulu
Depois de dois anos no estaleiro, o USS San Francisco (SSN 711) voltou à água. A proa que foi completamente destruída na colisão com uma montanha submersa (que possivelmente não estava na carta náutica), foi substituída pela proa do USS Honolulu SSN 718, retirado de serviço no ano passado.
A reforma custou 80 milhões de dólares, mas de acordo com a US Navy, valeu a pena, pois o San Francisco recarregou seu reator nuclear em 2000-2002 e o USS Honolulu não teve o reator recarregado. Sendo assim, este foi desativado antes do previsto, pois a US Navy não quis gastar 270 milhões de dólares para recarregar seu reator.
Depois das provas de mar, o San Francisco retornará ao estaleiro para fazer os reajustes de praxe e provavelmente, será baseado em San Diego, a partir de junho de 2009.
Um marinheiro morreu e outros 23 ficaram feridos a bordo do submarino, no acidente que ocorreu na tarde do dia 7 de janeiro de 2005, a cerca de 350 milhas ao sul da ilha de Guam. O marinheiro faleceu dois dias depois em função dos graves ferimentos. Logo após o acidente, o San Francisco emergiu e voltou o mais rápido possível para o porto de Guam, escoltado pelo navio da Guarda Costeira Galveston Island (WPB 1349) e o navio de apoio USNS Stockham (T-AK 3017). Não foram informados danos no reator principal e o mesmo operou normalmente, permitindo conduzir o submarino de volta ao porto. O USS San Francisco é um submarino de propulsão nuclear da classe “Los Angeles”. [Última atualização: 23/10/2008 16:27h]
Colaborou: Franz Neeracher
NOTA DO BLOG: Até a Marinha dos EUA está economizando na troca de combustível nuclear de submarinos, preferindo desativar uma unidade do que mantê-la em operação. Enquanto isso, no Brasil, ainda há os que dizem que haverá recursos para construir e manter submarinos nucleares nacionais…