Mais um Guerreiro se aposenta
No dia 12 de outubro, foi aberta ao público para visitação permanente, a aeronave SH-3A N-3007 (Guerreiro 07), que ficará em exposição em um local de grande visibilidade na Casa do Marinheiro.
Após uma vida operativa coroada de pleno sucesso, foi reservado a esta aeronave seu período de justo descanso, servindo agora como mais um memorial, junto com as aeronaves N-3009 e N-3018, todas oriundas de um dos mais perfeitos projetos aeronáuticos já produzidos pelo homem.
Em mais de trinta anos de serviço apoiou, entre outras missões, as Operações Anti-Submarino efetuadas pela Esquadra, sendo o maior pesadelo dos submarinos nos exercícios realizados.
Devido às dimensões da aeronave, foi fundamental o bom planejamento realizado pela equipe da Casa do Marinheiro que, juntamente com os militares do Esquadrão HS-1, transportaram e a montaram a aeronave no local de exposição, permitindo que ela fosse inaugurada em tempo recorde.
A toda equipe e ao “Esquadrão Guerreiro”, BRAVO ZULU por mais uma missão cumprida!
Fonte e fotos: ComForAerNav.
NOTA DO BLOG: As outras duas aeronaves SH-3B que já se encontram em exposição para visitação pública são:
SH-3B N-3009: Pça. Almte. Protógenes Guimarães em São Pedro da Aldeia/RJ
SH-3B N-3018: Espaço Cultural da Marinha no Rio de Janeiro/RJ
Olha dá té um aperto no coração! Eu sou relativamente novo, tenho 29 anos, mas jamais me esqueço de quando vi essa máquina voando! De fato é um clássico, pena que já se vai 🙁
Nenhum irá para o Museu Aeroespacial?
mas os SH3B oriundos da USNavy não tem marcações em preto(o número 3018 e MARINHA). O 3018 está sendo indicado como SH3B mas tem marcações brancas!
eu vou semana que vem no Rio e vou visitar o guerreiro que está no museu da marinha…e o riachuelo…
Meu primeiro Guerreiro foi o 10 que vi em Ribeirão Preto em 2001…muito bonito!
Isso é que é aeronave de verdade.
Pena que até os bons tenham que se aposentar, mas é a vida…
“So much to do with so little time”
Vinicius, Pena que o Bauru, no Espaço Cultural da Marinha, está em reparos. Todas as vezes que fui lá visitei o Bauru, não me canso disso. Mas o Riachuelo vale uma visita também, é um belo submarino. O Laurindo Pitta parece que está operando normalmente, e o passeio pela baía da Guanabara, passando perto dos fortes e também junto ao AMRJ, onde se pode ver os navios em manutenção, vale bem a pena. E tem a exposição sobre a Primeira Guerra Mundial no próprio navio, que é de 1910. Se gostar de canhões, não deixe de ir ao Forte de… Read more »
Ciquini, Quem já viu o Sea King voando, sabe do que você está falando! Tive mais uma vez a oportunidade de apreciá-lo durante os 92 anos da ANB. Marcos, o SH-3A/B provavelmente irão, mas só quando forem retirados definitivamente do serviço ativo da MB. CA, bem observado, pois uma das formas de se diferenciar visualmente os Alfa dos Bravo é o esquema de cor. SH-3A em branco e B em preto. A identidade visual do SH-3 do espaço cultural está associada ao Alfa, mas pode-se observar pelo formato do flutuador do trem de pouso dianteiro do N-3018 que é da… Read more »
[…] Mais um Guerreiro se aposenta […]