New Hampshire, mais um SSN classe “Virginia” incorporado
Hoje, dia 25 de outubro, será incorporado o submarino nuclear USS New Hampshire (SSN 778), em cerimônia a ser realizada no Arsenal de Marinha de Portsmouth, em Kittery, Maine. O New Hampshire é a quinta unidade da classe “Virginia” e tem como Madrinha a Sra .Cheryl McGuinness, que é viúva de Capitão-de-Corveta Thomas McGuinness, um ex-piloto da Marinha e co-piloto do vôo 11 da American Airlines, um dos dois seqüestrados por terroristas e jogado contra o Word Trade Center, em 11 de setembro de 2001.
O navio foi entregue oito meses antes do previsto, e graças a esforços da Marinha dos EUA, foi possível uma redução de US$ 54 milhões no preço de contrato. A antecipação na entrega tornou possível à Marinha incorporar dois submarinos da mesma classe no mesmo ano, algo que não acontece desde 1996. O outro foi o USS North Carolina (SSN 777), incorporado em maio passado.
O New Hampshire é mais uma unidade que vem para colaborar para manutenção da presença e do poder de dissuasão da Marinha dos EUA, no cenário marítimo mundial. É uma unidade com capacidade de operar igualmente em águas costeiras e profundas, atuando no controle do mar, projeção de poder, na segurança marítima em missões de guerra anti-submarino, guerra anti-superfície, com forças de operações especiais; ataque; inteligência, vigilância e reconhecimento; guerra irregular e minagem.
Cento e trinta e quatro oficiais e praças irão tripular o navio, sob o comando do Capitão-de-Fragata Mike Stevens.
O New Hampshire, foi construído sob um único contrato pelos estaleiros General Dynamics Electric Boat e Northrop Grumman Shipbuilding. Desloca 7.800 toneladas e mede 102,7 metros de comprimento e 10,3 metros de boca (largura), podendo operar em profundidades superiores a 245 metros e atingir velocidades superiores a 25 nós. O reator não necessita ter o seu combustível nuclear trocado durante toda a vida operacional planejada do navio, reduzindo os custos do ciclo operativo e aumentando a disponibilidade operacional.
Vejam pelo lado bom da coisa!!! Quanto este estiver bem velhinho, com artrose, dentes caindo e quase se aposentando (se ja não estiver) o nosso vai estar saindo do forno, zero bala! Pena que a maioria de nós vai estar igual ao USS New Hampshire!!!
Essa notícia confirma os argumentos a favor de se ter um NUC e rebate os que são contra.E olha que os EUA já possuem dezenas.
(Porque um colega do blog observou o alto custo de carregar um reator e que a US Navy estava encostando Nuc’s por causa disso).
Só uma correção quanto às dimensões :
Length: 114.9 m (377 ft)
Beam: 10.3 m (34 ft)
Sds
Iuri
Iuri, mas os EUA possuem orçamento para ter um NUC, o Brasil não.
Gostaria que falassem mais das nossas coisas por exemplo fotografar e deixar claro como estão sendo as reformas do A12 sem delongas, não interessa muito a casa dos outros. Detalhes sobre a atuação da marinha na Operação Fronteira Sul,etc
Discordo do Pinchas Landisbergis. Deve-se mostrar sim a “casa dos outros”, para podermos ter conhecimento do que se passa lá fora.
O blog está de parabéns pela diversidade de assuntos, tanto nacionais como internacionais.
Pinchas,
O problema é ter o que falar……
Korolov,
Deixei conforme a noticia da USN, afinal eles tambem tem o direito de dar suas orelhadas, nao é só por aqui que radar vira catavento e canhão vira caminhão.
Reparou nos poucos paramentros operacionais:
“podendo operar em profundidades superiores a 245 metros e atingir velocidades superiores a 25 nós”
É ruiiimmmmm heim, me engana que eu gosto hehehehehe
Um abraço aos amigos.
J Silva,
Só 245 metros???????????? tb achei esse dado meio ” desinformativo”
, acho que ele desce muito mais.
Pinchas L., Eu que não iria querer acessar o Blog Naval e ver, A-12 parado, A-12 quebrado, A-12 sem eixo, A-4 sem motor coberto por uma lona. deve falar sim de outras marinhas.
queria eu poder ler noticias tais como:
MB assina contrato para fabricação de 20 submarinos aip,1 NAe BSAC 220 ou PA-2, 1 NAeHA(Navio Aeródromo de Helicopteros de Assauto), 6 fragats FREMM, 6 fragatas made in ENGEPRON(evolução da barroso), 6 corvetas barroso, 2 NDDs foudre ou galicia, modernização do NT Gastão Motta (convôo/armamento), 1 NT tipo o platiño espanhol, 10 NaPaOc,30 rafale M ou F/A-18 E/F super hornet (VF-1),6 E-2 hawkeye (VE-1), 10 AH-2W (HA-2),15 EC-725(HU-2),15 EC-120 (para substituir os ja cansados bell-206 do HI-1), modernizar os 12 super linx (HA-1), 12 seahawk(HS-1),12 AS-555 FENNEC (HU-1), e etc…
* AH-1W supercobra,desculpem
Na última edição especial da revista Tecnologia e Defesa (sem querer fazer propaganda, pró ou contra esta revista da qual sou leitor assumido) sobre a MB e seus planos de modernização consta uma ilustração intitulada “concepção artística do futuro submarino nuclear brasileiro” idêntica à estas do USS New Hampshire. Outro dia no Ipen estava exposta a maquete do sub nuclear brasileiro que era muito diferente da proposta apresentada pela revista, com hélices “encapsuladas” e “traseira” (ou popa, perdoem a ignorância técnica)parecida com a dos IKL-209. Alguém saberia dizer se este desenho está sendo continuamente aperfeiçoado ou se realmente houve um… Read more »
XR, a revista errou feio mesmo.
Vassily,
a menos que a USN esteja andando pra trás (pouco provável) ou que tenha sido absolutamente necessário por força do projeto e por algum motivo que não faço a mínima idéia, seus subs sempre tiveram capacidade de operarem a 450 m e chegam a profundidade de 600 m em caso de absoluta necessidade. O casco é resistente a até 1000 m sem perder a integridade estrutural (implodir).
Também a velocidade operacional máxima sempre foi de 35 nós.
Não sei porque desta frescura em dizer que seus subs só mergulham a 250 m.
Talvez números mais realistas (após pequena pesquisa matinal) sejam um colapso do casco a 750 m e uma velocidade máxima submerso de 32 nós.
Mas isto tudo é especulação, tanto na internet quanto em revistas e livros especializados.
Estes valores verdadeiros são guardados a 7 chaves, incluindo a velocidade de patrulha onde o nível de ruído é mínimo.
Bom dia a todos.