sothoc.jpg

A Raytheon e o Naval Undersea Warfare Center da Marinha dos EUA, demonstraram a capacidade de uso de UAV (ou VANT – veículo aéreo não-tripulado) para submarinos, no dia 10 de setembro.
O Programa, chamado SOTHOC – Submarine Over the Horizon Organic Capabilities, simulou o lançamento de UAV especializado na coleta de informações, esclarecimento marítimo e reconhecimento, em missões litorâneas.
O SOTHOC dará aos comandantes de submarinos a habilidade de usar UAVs para obter uma melhor consciência situacional e maior clareza do campo de batalha litorâneo.
Durante a demostração, dois veículos de lançamento foram desdobrados ao lado do submarino. Os veículos mergulharam a 80 pés, adquiriram flutuabilidade positiva, emergiram, alinharam com o vento e lançaram UAVs inertes.
Os UAVs usados pelo sistema são descartáveis e são lançados pelo sistema de ejeção de lixo do submarino.
Nos próximos testes, estão previstos lançamentos dos UAVs com o submarino em imersão, numa missão de interdição marítima.
A conceito da Raytheon é muito mais simples do que o Cormorant da Lockheed Martin, que previa o uso de UCAVs (unmanned combat air vehicle), lançados de tubos de mísseis de submarinos classe “Ohio”.
O Skunk Works demonstrou a amerissagem e a recuperação do Cormorant ao DARPA, mas o programa foi encerrado, infelizmente. Abaixo, o vídeo do Cormorant:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments