Índia emitirá RFP para submarinos AIP em 2009
Com a construção de seis submarinos “Scorpène”, no Estaleiro Mazagon em Mumbai, finalmente ganhando impulso, a Índia continua inabalável na busca de uma futura geração de submarinos.
A Marinha Indiana afirmou recentemente que o próximo lote de novos submarinos convencionais, chamado Projeto-75A, deve envolver apenas submarinos equipados com propulsão independente da atmosfera (AIP), com o objetivo de aumentar as suas capacidades operacionais.
“Precisamos também ser capazes de operar discretamente, com capacidade de ataque terrestre e ter flexibilidade necessária para permitir incorporar tecnologias futuras. Tal como o “Scorpène”, será construído num estaleiro naval na Índia, público ou privado, com especial ênfase na transferência total de tecnologia”, disse uma fonte da Marinha.
“Depois de emitido o RFI (pedido de informações) para empresas na Rússia (ROSOBORONEXPORT), França (Armaris), Alemanha (HDW), entre outros, já houve duas rodadas de conversações. Outra rodada será realizada, para depois ser emitida a RFP (solicitação de propostas), em nível global de licitação, no final 2008 ou início de 2009”, acrescentou a fonte. Além das empresas acima, a Navantia da Espanha expressou sua intenção de competir com o submarino S-80.
NOTA DO BLOG: Foi noticiado na imprensa indiana (hindustantimes.com) em maio deste ano, que o processo de transferência de tecnologia do “Scorpène” para a Índia está sofrendo atrasos e que o primeiro submarino só deverá entrar em serviço em 2012. O contrato com a França foi assinado em 2005. A transferência de tecnologia ao Paquistão dos submarinos franceses Agosta 90B, também apresentou atrasos significativos.
Esses problemas podem favorecer o U-214 da HDW (foto acima) na próxima concorrência, pois o submarino alemão tem um sistema AIP mais silencioso e de melhor performance que o MESMA francês. Além disso, o programa de transferência de tecnologia do U-214 para a Coréia do Sul tem sido bem-sucedido e está dentro do cronograma.