O eterno Marajó
A Marinha do Brasil vai novamente esticar a vida do seu principal navio-tanque, o Marajó (G27), que foi incorporado em outubro de 1968, segundo edital de licitação da Emgepron.
Para ter uma verdadeira “marinha de águas azuis”, o Brasil precisa de navios-tanque rápidos em número adequado, para apoiar a Esquadra.
A Marinha só conta com o Marajó, que pode navegar no máximo a 13 nós (24km/h) e com o Almirante Gastão Motta (G23), capaz de fazer 20 nós. Mas o detalhe é que apenas o Marajó tem capacidade de transportar o óleo consumido pelo NAe São Paulo.
Como o habitual contigenciamento de recursos não permitirá à Marinha construir um NT de Esquadra tão cedo, a única solução a curto e médio prazos será a aquisição de algum navio de segunda mão.
Entre as alternativas, há quem defenda a aquisição dos navios da classe “Henry J. Kaiser” (T-AO 187), que tiveram sua construção interrompida por questões judiciais e estão na reserva americana. O Henry Eckford está 84% completo e o Benjamin Isherwood encontra-se 95,3% terminado. Abaixo, a foto dos dois navios.
Mas qnd foi iniciada a construção dos mesmos? E provavelmenet vamos ter q fazer uam revisão geral neh? mas de qualquer forma acho uma solução rapida e eficiente.
qq hora furo o casco do Marajó, devido a ferrugem dos longos anos…
Bom até estes dias a traz o NAE SÃO PAULO, estava esperando a vez do dik, por causa do MARAJÓ que estava lá, e agora que ele saiu será que é a vez do SAMPA ou não? Alguem saberia informar
Um abraço
e por essas reformas que nos temos a segunda guarda costeira do mundo.
Que seja eterno enquanto dure!
Quais seriam as características dos navios americanos? E o preço provável? Alguém pode informar?
Specifications for “Henry J. Kaiser” (T-AO 187) Builder Avondale Shipyards, Inc., New Orleans, La. Power Plant 2 Colt-Pielstick 10 PC4.2 V 570 diesels; 34,442 hp(m) (24.3MW) sustained; 2 shafts; cp props Length Overall Length: 677 ft Waterline Length: 650 ft Beam Extreme Beam: 97 ft Waterline Beam: 97 ft Draft Maximum Navigational Draft: 35 ft Draft Limit: 35 ft Displacement 40,700 tons (41,347.13 long ton); 42,000 tons (42,667.8 long tons) [T-AO 201, 203-204] full load Capacity 180,000 barrels of fuel oil or aviation fuel ; 159,000 [T-AO 201, 203-204] barrels of fuel oil or aviation fuel Speed 20 knots (23… Read more »
Mais informações sobre eles: http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_J._Kaiser_class_oiler Name: Henry J. Kaiser Builders: Avondale Shipyard, Inc., New Orleans, Louisiana (14 ships) Sun Shipbuilding and Drydock Company, Chester, Pennsylvania (2 ships) Pennsylvania Shipbuilding Company, Philadelphia, Pennsylvania, and Tampa Shipbuilding Company, Tampa, Florida (2 ships; neither completed) Preceded by: Cimarron class Built: August 1984-May 1996 In service: December 1986-present Building: 0 Planned: 18 Completed: 16 Cancelled: 2 (both laid up incomplete) Active: 14 as of 12 October 2008 Laid up: 4 as of 12 October 2008 (two completed ships and the two incomplete ships) Lost: 0 Retired: 0 General characteristics Class and type: Henry J.… Read more »
T-AO 187 Henry J. Kaiser The Henry J. Kaiser (T-AO 187), the first of an 18-ship series of new oilers, was delivered in September 1986. Three of the Kaiser class were delivered in 1987 and one was delivered in 1988. When they joined the fleet, Kaiser-class ships permited the retirement of oilers of the 1940s (Mispillion class) and 1950s (Neosho class). The ships were built for the Military Sealift Command (MSC). There are stations on both sides of each ship for underway replenishment of fuel and stores. Equipped with 5 fueling stations, they can replenish two ships at a time… Read more »
Aqui esta o link para a Reserve Fleet da US Navy; notem o numero de tankers e navios auxiliares.
http://shipbuildinghistory.com/today/usshipping/marad.htm
Nao tem preco estipulado Roberto Rosario. É apenas um palpite/sonho/sugestao…..hehehehe É que o “Elefantinho” já passou da hora. Nao é questao de ferrugem e questao de stress, de velocidade cada vez mais baixa. “13 nós” se ele estiver fazendo isso ainda, é um digno “fita azul”, duvido? Tem navio da Patrobras que para se aproximar da entrada da barra aqui em Sts sofre. Esses navios sao bem mais novos que o Marajó e quando vao para Manaus e pegam uma vazante forte devem ficar parecendo a Ilha do Marajó bis, parados no meio do rio. Detalhe: esses navios sao xodos… Read more »
pois é e o chile acaba de adiquirir um dos estoques da USNAVY
e nós?
dá pra reformar o parnaíba?
O “Henry Kaiser” já não dá mais…
26 de outubro de 2008
Novo petroleiro para a Armada de Chile
A Escuadra Nacional receberá um petroleiro da classe americana “Henry Kaiser”, que atualmente se encontra na reserva da U. S. Navy. O Chile estima que gastará US$50 milhões na aquisição, modificação e reparos do navio, segundo informou o comandante da Armada, Almirante Rodolfo Codina. No momento, o único petroleiro com que conta a marinha chilena é o “Araucano” (AO-53), construído na Dinamarca e entregue ao Chile em Janeiro de 1967. (Juan Carlos Cicalesi e Santiago Rivas) Fonte: S&D
Compraram um, falta o outro.
O navio podia se chamar Henry Paulson.rsrsrs
A classe Henry Kaiser é de casco duplo…..
Caro Ulisses, vamos chamar é o INRI(ou HENRI) CRISTUS, para vê se faz um milagre lá em brasília, antes que o PAC das forças armadas seja sujeito a mais uma reunião com a comissão mista do movimento dos sem terra paraguaios, e com o novo futuro ministro da defesa que vai reavaliar os programas em andamento e estipular quais serão as prioridades para 2014 entregando o programa para votação em 2020 data simbólica que represntará os 25 anos do ínicio do programa de reaparelhamento das forças armadas …
A Classe HK só tem 6 com casco duplo. A US Navy ainda possui alguns com casco simples e foi um destes que a Armada Chilena comprou. Ou seja, ainda tem esses 2 da foto livres e disponíveis. Esses que o Galante mostrou, nunca foram incorporados. Estão semi prontos e por terem casco simples, foram paralisados, pois a US Navy decidiu construir 6 com casco duplo e estes 2 já estavam quase prontos. No passado foram oferecidos por 250 milhões de dólares. Hoje eu não sei como seria a negociação, mas sei que seria o ideal para uma Marinha com… Read more »
Ozawa Náo fo io HJK naum, foi o Andrew J Higgins Paulo Costa Duvido que os americanenses vendam um dos de casco duplo … Agora que se tocaram no HJK, poxa na materia tempos atras deu só meia duzia de comentarios PS: é possivel converter um N/T single hull em casco duplo, a empresa fez isto com os 4 classe “Cats” (39.800 dwt) – Bow Lion, Bow Panther, Bow Cheetahh e Bow Puma Acho que varios argumentos favoraveis aos HJK foram postados no citado post anterior, no caso nao seria uma compra de oportunidade, seria uma compra de NECESSIDADE PS… Read more »
Também concordo seria uma ótima compra de oportunidade/necessidade. Mas temos ainda que ver quais vão ser as diretrizes e decisões do novo plano de defesa, que ainda não saiu.
poderiamos comprar um desses ai e deixar o AMRJ da uma melhorada nele e prosseguir com o projeto do NT da ENGEPRON em paralelo, ficando o mesmo pronto la pra 2018
Nao,Ulisses. Voce esta completamente errado!!!! Vai se chamar Lula Da SIlva…rsrsrs.
E as restrições orçamentárias!!!
Se as Forças Armadas Brasileiras fossem um centro cirúrgico seria mais ou menos assim: tem gaze (pouca mais tem) tem 2 autoclaves (uma não funciona e a outra está meio capenga) tem fio de sutura (só dá pra hoje) falta anestésico (o paciente vai sentir só uma dorzinha) o anestesista faltou (faz com o enfermeiro mesmo, mesmo porque não tem o anstésico) o teto ta caindo (chega o doente mais prá lá um pouco) a conta de luz não foi paga (se cortar acende uma vela) não tem vela no almoxarifado (pega a da capela) falta atadura (vai no necrotério… Read more »
putz bosco, tu foi no ponto, é o verdadeiro geitinho brasileiro.
Quanto a materia, também concordo, seria uma ótima compra de oportunidade/necessidade. Mas temos ainda que ver quais vão ser as diretrizes e decisões do novo plano de defesa, que ainda não saiu.
Bom, espero o tal dia 04/11/2008 (estou pondo o ano vide), e aguardemos sentados e/ou deitados.
“Siga adiante. Confie no Elefante.”
Azevedo,
Esse é um dos poucos lemas de navio da MB que eu gosto. É simples e manda o recado.
Para quem almeja um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, uma Marinha de Aguas Azuis – Amazonia Azul – é uma necessidade. Entretanto, isso parece só papo de político.. quando acaba a midia devido as eleiçôes eles se preocupam só com o próprio nariz… até a próxima eleição…
É assim com os assuntos de Defesa no Brasil…
Salta a vista a necessidade de pelo menos 2 NTs rápidos… tem NTs rapido pedindo para ser obtido… e nada é feito de concreto… Ainda bem que não sou marinheiro pois deve ser uma tremenda frustração!!! Como padece a nossa Gloriosa!!!
Bem, o que nos resta fazer além de torcer para que nossa Marinha adiquira essas duas embarcações que somadas aos atuais Navios Tanque seriam de extrema valia para nossa Armada. Nós temos de nos unir e pressionar nosso governo que ao meu ver ainda não acordou para a necessidade de termos uma Marinha realmente grande e forte. Eu espero que os meios de informação em geral deem mais atenção ao assunto, que é uma urgência nacional, pena que nem todos saibam disso. Os que sabem já lutam por isso com unhas e dentes, esperos que mais se juntem a nossa… Read more »
agora o elefante vai para bahia será????