Segundo destróier classe “Zumwalt” homenageará US Navy SEAL
O Secretário da Marinha dos EUA, Donald C. Winter, anunciou em 29 de outubro, que o segundo destróier da classe “Zumwalt” receberá o nome de USS Michael Monsoor.
Designado como DDG-1001, o nome homenageia o Petty Officer de 2a. classe Michael Monsoor, um US Navy SEAL que recebeu postumamente a Medalha de Honra, por sua ação heróica em Ramadi, no Iraque, em 29 de setembro de 2006.
Winter falou das qualidades, valores e dedicação ao dever que os Navy SEALs exemplificam, incluindo os atos extraordinários de Michael Monsoor.
“Hoje eu gostaria de destacar um desses heróis da comunidade dos Navy SEALs”, disse Winter. “Aqueles que serviram com Michael Monsoor vão lembrar-se dele como um profissional que enfrentou terroristas inimigos com altivez e estoicismo.”
“A verdadeira dimensão da coragem, bravura e heroísmo altruísta de Michael foram revelados em 29 de setembro, em Ramadi. Quando a sua equipe foi surpreendida por uma granada inimiga, Michael poderia ter escapado a salvo”, disse Winter. “Mas ele escolheu um caminho diferente, um caminho de honra que encarna a forma de um SEAL da Marinha. Por ter escolhido esse caminho, o Petty Officer Michael Monsoor juntou-se às fileiras daqueles que têm merecido da nossa nação a mais alta distinção, a Medalha de Honra”.
Winter concluiu que o heroísmo e sacrifício de Michael Monsoor pelos seus companheiros de luta e seu povo, resumem os valores fundamentais da Marinha e vão ter sempre a admiração dos nossos Marinheiros.
“O nome Michael Monsoor agora estará ligado a um dos nossos exemplos mais visíveis do poder militar da nação, um navio da Marinha”, disse Winter. “Seu legado vai inspirar os corações dos Marinheiros do futuro que vão atuar no navio que tem o seu nome.”
O USS Michael Monsoor será um avançado navio de superfície multi-missão feito sob medida para ataque terrestre e operações litorâneas. O navio terá por missão prover o posicionamento avançado, crível, independente e dissuasivo, operando como parte integrante da Marinha e em operações combinadas.
O navio terá cerca de 182,9m de comprimento, boca de 24,6m e deslocamento de aproximadamente 15.000 toneladas, com velocidade de 30 nós. O Michael Monsoor terá uma tripulação de 148 oficiais e marinheiros.
NOTA DO BLOG: A US Navy também homenageou outro SEAL, Michael P. Murphy, morto no Afeganistão em 28 de junho de 2005, batizando o último destróier da classe “Arleigh Burke” com o seu nome.
Dizer o que? Apenas que homenagens como esta são mais do que justas!!!
Ia me esquecendo de outro comentário. A despeito da justa homenagem, que navio feio será esse!!!
classe Zumwalt — DDG-1000:
http://www.naval.com.br/blog/?p=485
Estamos iniciando a nova fase de navios “feios” da USNAVY, na minha opinião, acabou a fase dos classicos bem desenhados com linhas agradáveis aos olhos (de quem gosta de navio)!!!.
Como este aí se parece com uma coifa de cozinha industrial gigante montada sobre um casco de navio!!!
Putz não é!!!
Como já escrevi em outra oportunidade, é o maior ferro de engomar de todos os tempos a singrar os sete mares.
Os “Seals” andam mesmo em alto na USN….2 DDG foram batizados com nomes deles em pouco tempo…
Eu pensei que só um “Zumwalt” iria ser construído, mais para servir como plataforma de teste…e que o projeto seria cancelado por causa dos custos altíssimos….em contrapartida, seriam encomendados mais 5 DDG da classe Arleigh Burke?? Seram os DDG 113-117….pelo jeito ando bem desinfirmado
Coralsea,
Com certeza andam sim, o CinC do SOCOM e um SEAL e o CinC da 4 Frota tbm e um SEAL…
É impressionante como essa classe se parece com os navios da Guerra da Secessão. Será que os projetistas navais daquele período estavam 150 anos à frente da sua época ???
Aliás, bem que a MB poderia homenagear aqueles que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial.
Quem sabe alguns escoltas ou patrulhas pudessem receber o nome de navios brasileiros torpedeados por subs do eixo ?
Creio que essa seria uma justa homenagem àqueles que perderam a vida inocentemente.
Além disso serviria de alerta para os desinformados que mesmo quem é neutro num conflito pode vir a ser vítima de ataques covardes que ceifam a vida de milhares de civis inocentes !!!!
Feio pra caramba , é algo entre o Affondattore Italiano e o Marrimack , com convoo , apresenta até a volta dos canhões principais em linha , tem até o costado angular para desviar dos tiros de canhão.Alias , falando em 4 frota , os medicos deles farão um passeio numa missão de atendimento por um rio na amazônia a bordo de nossos navios…é isso aí….salve´se quem, puder.
Se um dia a Marinha do Brasil comprar estes barcos “Zumwalt”, ja tenho nome para eles: Paraiba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. porque são feios, mau acabados e de cabeça chata!!!
Caro Marcelo R.
Depois dessa comparação acho bom você não passar nem de avião sobre o Nordeste.
Com relação ao desenho do navio, é uma pena que a MB não possa aproveitar aquete tanque de provas da Petrobrás para testar projetos de embarcações.
Libere-se uma verba para estudantes de engenharia e deixe-os se divertirem. Acho que é por isso que os Estadunidenses estão sempre na frente.
Gostam de invenções e não tem problemas em investir nelas, mesmo com o risco de dar errado.
Jorge.
marcelo este blog e para comentarios de assumtos navais e nao para comentarios racistas.
Ô Marcelo R, ainda bem que você não colocou a Bahia nessa classe. Espero que meus conterrâneos nordestinos não te procurem de peixeira em punho…brincadeira!
Mas cá entre nós…ô naviozinho feio retado!
Saudações a todos os estados.
Bem lembrado pelo Antônio uma homenagem aos nossos heróis que perderam a vida na IIGG. O País parece que tem vergonha de homenagear seus heróis. Enquanto isso corruptos e ex-guerrilheiros são agraciados pelas FAs com medalhas em solenidades muito concorridas.
Antonio e João-Curitiba,
O assunto de homenagens a tripulantes (que sobreviveram ou não à IIGM) deve voltar como matéria do blog em breve, mas enquanto isso não acontece, segue link da última vez que esse assunto foi colocado, em agosto:
http://www.naval.com.br/blog/?p=894
Saudações
Oh Xarah R
A MB possivelmente colocaria estes nomes talves por mais um motivo, pela EXTREMA criatividade em dar nomes nos seus navios
Nao se surpreenta se tambem os indicativos forem D 28, D 30, D 37 e DS 14 (ou DG 30)
MO
15000 tons?????????? é peso de cruzador pesado da IIGM. Só que naquela época, um navio com 180 metros de comprimento tinha, em média de 800 à 1000 tripulantes. agora são 148; culpa da eletrônica.
O “cérebro” deve ser fantástico ( centro de contole).
Meus amigos acho engraçado teus comentários mas apesar da feiura essas são as mais eficazes armas armadas até os dentes e podem encarar e destruir dezenas de fragatas belo antonio. Só queria que algum engenheiro naval faça um stell com mais elegancia deve ser possivel e torço para isto.
É a volta do esporão!!!!!
Parece com os encouraçados franceses do fim do século XIX.
Olha só a frente!!
Vide:
http://de.wikipedia.org/wiki/Dupuy_de_L%C3%B4me_(1887)
Retifico:
Onde lê-se “frente”, leia-se “PROA”!!!
Tava empolgado!
Vide tb (é só copiar/colar) – há varias fotos de encouraçados com esporão franceses:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cityofart.net/bship/fr_tonnant.jpg&imgrefurl=http://www.cityofart.net/bship/dupuy.html&h=233&w=475&sz=68&hl=pt-BR&start=8&um=1&usg=__1waf1hMcavUK728hk-Ku-iHTSb4=&tbnid=qBVcQQDQ8cwESM:&tbnh=63&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Dsite:www.cityofart.net%2Bdupui%2Bde%2Blome%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rls%3DGGLJ,GGLJ:2008-07,GGLJ:en
Popeye, se vc acessar o NGB e procurar o Enc Minas Geraes, vai ver especialmente nas imagens que mostram abaixo da linha d’água que ele também tem essa proa.
Aliás, no post de algum tempo atrás sobre os 100 anos do lançamento do Minas, no vídeo com a animação dá pra ver isso também. Tô com preguiça de achar o link, mas é só digitar Minas Geraes no campo de busca, lá em cima da página à direita, que o post aparece.