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A corveta Imperial Marinheiro (V15) da Marinha do Brasil, cruzou o vão da ponte móvel nesta manhã. Quem for morador de Porto Alegre-RS e proximidades, a corveta estará aberta ao público do dia 6 ao dia 11, no Cais Mauá.

FONTE: http://naviosempoa.blogspot.com /Fotos: José Arthur

NOTA DO BLOG: A corveta é a primeira de uma classe de 10 navios incorporados a partir de 1955. As corvetas classe “Imperial Marinheiro” foram idealizadas e construídas por ordem do almirante Renato de Almeida Guillobel, para atuarem como navio guarda-costas, rebocador, mineiro e varredor. Já nos anos 1990, as unidades remanescentes mantinham apenas as características de unidade de patrulha (guarda-costas) e salvamento (rebocador). Seus trilhos para lançamentos de minas e paravanas de varredura não existem mais a bordo. Atualmente a maior restrição destes navios nas missões de patrulha é a sua baixa velocidade em relação às velocidades atuais dos navios mercantes. A corveta tem uma velocidade máxima mantida de apenas 12 nós.

Características

  • Deslocamento (toneladas): 911-padrão / 960-plena carga
  • Dimensões (metros): 56 x 9,3 x 3,6
  • Tripulação: 60
  • Propulsão: 2 motores diesel Sulzer 6TD36 de 6 cilindros
  • Velocidade Máxima (nós): 16
  • Raio de Ação: 15.000 milhas náuticas
  • Armamento:
    • 1 canhão de 76mm
    • 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm

Lista de Navios

  • V-15 Imperial Marinheiro (na ativa)
  • V-16 Iguatemi (retirada de serviço)
  • V-17 Ipiranga (naufragou)
  • V-18 Forte de Coimbra (retirada de serviço)
  • V-19 Caboclo (na ativa)
  • V-20 Angostura (retirada de serviço)
  • V-21 Bahiana (retirada de serviço)
  • V-22 Mearim (retirada de serviço)
  • V-23 Purus (vendida para a Namíbia, onde foi renomeada como LT GEN Dimo Hamaambo
  • V-24 Solimões (preservada como museu)

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