Corveta Imperial Marinheiro
A corveta Imperial Marinheiro (V15) da Marinha do Brasil, cruzou o vão da ponte móvel nesta manhã. Quem for morador de Porto Alegre-RS e proximidades, a corveta estará aberta ao público do dia 6 ao dia 11, no Cais Mauá.
FONTE: http://naviosempoa.blogspot.com /Fotos: José Arthur
NOTA DO BLOG: A corveta é a primeira de uma classe de 10 navios incorporados a partir de 1955. As corvetas classe “Imperial Marinheiro” foram idealizadas e construídas por ordem do almirante Renato de Almeida Guillobel, para atuarem como navio guarda-costas, rebocador, mineiro e varredor. Já nos anos 1990, as unidades remanescentes mantinham apenas as características de unidade de patrulha (guarda-costas) e salvamento (rebocador). Seus trilhos para lançamentos de minas e paravanas de varredura não existem mais a bordo. Atualmente a maior restrição destes navios nas missões de patrulha é a sua baixa velocidade em relação às velocidades atuais dos navios mercantes. A corveta tem uma velocidade máxima mantida de apenas 12 nós.
Características
- Deslocamento (toneladas): 911-padrão / 960-plena carga
- Dimensões (metros): 56 x 9,3 x 3,6
- Tripulação: 60
- Propulsão: 2 motores diesel Sulzer 6TD36 de 6 cilindros
- Velocidade Máxima (nós): 16
- Raio de Ação: 15.000 milhas náuticas
- Armamento:
- 1 canhão de 76mm
- 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm
Lista de Navios
- V-15 Imperial Marinheiro (na ativa)
- V-16 Iguatemi (retirada de serviço)
- V-17 Ipiranga (naufragou)
- V-18 Forte de Coimbra (retirada de serviço)
- V-19 Caboclo (na ativa)
- V-20 Angostura (retirada de serviço)
- V-21 Bahiana (retirada de serviço)
- V-22 Mearim (retirada de serviço)
- V-23 Purus (vendida para a Namíbia, onde foi renomeada como LT GEN Dimo Hamaambo
- V-24 Solimões (preservada como museu)