‘Otto Hahn’: o navio mercante nuclear que quase veio para a MB

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No início do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha,  no final da década de 1970, o governo alemão, sabendo da intenção da Marinha do Brasil de construir seu submarino nuclear, ofereceu ao Brasil o navio-mercante de propulsão nuclear Otto Hahn. A oferta foi feita porque o navio tinha se tornado economicamente inviável à época, já que pouquíssimos países aceitavam em seus portos, navios com propulsão nuclear, com receio de contaminação.
A Marinha do Brasil chegou a examinar e inspecionar o navio, pois a propaganda era de que ele seria um excelente instrumento para o preparo das “futuras guarnições submarinas”.
ottohahn.jpgMas após minucioso exame, a proposta foi recusada, devido ao alto custo de operação do navio e o tempo que ainda decorreria para se construir o primeiro submarino nuclear brasileiro, que se imaginava estaria no mar no ano 2000.
Em 1979,  o Otto Hahn foi desativado e seu sistema de propulsão nuclear foi removido, dando lugar a motores diesel.
Durante nove anos de operação, o Otto Hahn navegou 650.000 milhas náuticas à propulsão nuclear, visitando 33 portos em 22 países, inclusive o Rio de Janeiro.
Em 1983, o Otto Hahn foi recomissionado como MS Trophy e alugado para o serviço marítimo comercial. Em 19 de novembro daquele ano, foi rebatizado como MS Norasia Susan, depois como MS Norasia Helga em 1985, MS Hua Kang He em 1989, e MS Madre até hoje.
O navio operou pela Alon Maritime Corporation da Grécia a partir de 1999 e foi adquirido pela Domine Maritime Corporation da Libéria, em 2006.

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Características gerais

  • Deslocamento 25.790 toneladas (26.200 t) completo, 16.871 toneladas (17.141t) padrão
  • Comprimento: 164,3m flutuação, global de 172,0 m
  • Boca: 23,4 m
  • Bordo livre: 5,3 m
  • Capacidade: 14.040 toneladas brutas (TAB) (39.760 m³)
  • Propulsão: Nuclear
  • Velocidade: 15,75 nós (29 km/h)
  • Tripulação de 63 tripulantes, 35 pessoal de pesquisa
  • Reator
    • Potência: 38 MW
    • Volume: 35 m³
    • Pressão: 85 kp/cm ² (8,3 MPa)
    • Temperatura: 300 ° C
    • Combustível: 1,7 toneladas métricas de urânio enriquecido a 3,5-6,6%
    • Autonomia a plena carga: 900 dias
    • Consumo de combustível: 23.000 MW d / t
    • Fluxo médio do nêutron térmico: 1.1×10 13 / (cm ² s)
    • Número de elementos / barras de combustível: 12/2810
    • Menor diâmetro equivalente: 1.050 milímetros
    • Altura do núcleo ativo: 830 milímetros
    • Diâmetro das Barras de combustível : 11,4 milímetros
    • Revestimento do combustível: 0,8 mm de Zircaloy -4
    • Construtor: Deutsche Babcock & Wilcox-Dampfkesselwerke AG und Internationale Atomreaktorbau GmbH
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