US Navy vai incorporar seu primeiro LCS
A Marinha dos EUA vai incorporar seu primeiro navio de combate litorâneo, o USS Freedom (cujo lema é Fast, Focused, Fearless), no dia 8 de Novembro de 2008, durante uma cerimônia em Veterans Park, Milwaukee, Wisconsin.
O Secretário da Marinha Donald Winter vai participar da cerimônia, que contará também com Birgit Smith, madrinha do navio, viúva do sargento 1ª Classe Paul Ray Smith, do Exército dos EUA, que foi morto em ação durante a Operação “Iraqi Freedom”, e que recebeu postumamente a Medalha de Honra.
O LCS, que poderia ser classificado como fragata, já que desloca cerca de 3.000t carregado, é um navio orientado para missões, projetado para enfrentar ameaças como minas submarinas, submarinos convencionais silenciosos e barcos patrulha rápidos.
O grande diferencial do LCS-1 com relação às escoltas atuais é sua velocidade, podendo atingir até 45 nós em mar 3, e seus “pacotes de missão”, que podem ser embarcados de acordo com as tarefas previstas. Estes “mission packages” são especializados em três áreas: contra medidas de minagem (MCM), guerra de superfície (SUW) e guerra anti-submarino (ASW).