Acidente em testes com submarino nuclear deixa 20 mortos na Rússia
Submarino recebeu ordens para suspender testes e voltar à base. Reatores nucleares funcionam normalmente
Mais de 20 pessoas morreram em um acidente registrado a bordo de um submarino nuclear da Frota Russa do Pacífico durante testes marítimos, informou o porta-voz da Marinha russa, capitão de navio Igor Digalo. O capitão informou que, na hora do acidente, havia 208 pessoas a bordo, dos quais 81 são militares.
Por enquanto, 21 feridos com diversas gravidades foram tirados da embarcação anti-submarino “Admiral Tributs”, que acompanha o submarino nuclear à base junto ao navio de resgate “Sayany”.O submarino recebeu ordens de suspender os testes e de voltar à base, segundo a agência oficial russa “RIA Novosti”. Militares russos confirmam que o submarino está voltando para a base e que os reatores funcionam normalmente.
“Declaro sob minha responsabilidade que os reatores do submarino funcionam com normalidade e que os níveis de radiação correspondem à norma”, ressaltou Digalo.
Fonte: G1/EFE
NOTA 1: Agradecemos aos leitores que nos enviaram comentários com a notícia! Quem tiver mais informações, por favor, comente neste post.
NOTA 2: Pelo número elevado de pessoas a bordo, o submarino acidentado pode ser um Typhoon (Akula). Segundo a notícia da agência russa RIA Novosti, o acidente teria sido provocado pelo sistema de extinção de incêndio do submarino.
NOTA 3: O pior acidente com um submarino nuclear russo aconteceu em agosto de 2000, quando o Kursk afundou no Mar de Barents, com todos os 118 tripulantes.