Piloto da Marinha Real pousa Sea King sem trem de pouso
O Lt. Richard Sturman, piloto da RN, foi enviado para socorrer civis em um acidente de carro no Afeganistão. Enquanto ele pairava a aeronave, em meio a escuridão, veio a colidir o trem de pouso esquerdo do Sea King Mk IV em um talude, arrancando-o do seu suporte.
O Lt. Richard, que estava com cinco pessoas a bordo, avisou por rádio a sua Base (Camp Bastion) para construirem uma plataforma com sacos de areia.
Trazendo de volta o Sea King para casa, o Lt. Richard ainda permaneceu por uma hora em vôo pairado, queimando combustível para diminuir o peso da aeronave, enquanto os sacos de areia eram empilhados. Em seguida, pousou suavemente as 6 toneladas do helicóptero sobre a plataforma improvisada, restando apenas sete minutos de combustível. O Lt. Richard, 33, de Gillingham/Dorset, foi recomendado a receber uma condecoração pelo feito. O piloto do Esqd.846 disse: “Poderia ter terminado de forma desagradável.”
Fonte e fotos: The Sun
“Poderia ter terminado de forma desagradável.”
Hahahahaha….Tipico “understatement” btitanico!
Quis dizer, “britanico”…rsrsrs
[“Poderia ter terminado de forma desagradável.”
Hahahahaha….Tipico “understatement” btitanico!]²
Marine eu já tinha copiado a frase do texto para colar aqui falando o mesmo que vc.: D
Saindo do mérito da questão. Ñ seria viável técnicamente a retirada dos equipamentos ASW/ASuW dos nossos SEA KING, e a utilização destes como heli de transporte em apoio ao CFN na Amazônia ou no pantanal?
Lógicamente após a entrega dos Seahawk (pra ontém de preferência)…
Sds.
Quem disse que uma improvisação de última hora não resolve o problema???????
Mesmo sem saber das características do local do acidente, digo que o piloto errou, talvez ao calcular errado a distancia que restava para o “talude”, sei lá o que é isso.
O local seria iluminado ou o piloto usava NVG??????????????
bem meu caro césar pra isso a MB espera contar com os EC 725 que serão aeronaves novas e com maior autonomia e capacidade de levar mais soldados á bordo.
Talude, o lado de qq morrinho de terra e se estava de NGV então aí complica, pq vc não tem noção de profundidade.
E qnto a reduzir os Sea King a meros helos de transporte, tenho melhor sugentão!
Transforma-los em AEW&C p/ evitar que a MB faça a caca de ressucitar o P-16!!!
Para tanto vale tb recuperar células lá do AMARC.
xerxes,
concordo, aguardamos os EC725. mas penso que algumas aeronaves a mais mesmo c/ limitações seriam de gde valia p/ o CFN,obviamente levando-se em consideração a viabilidade de operação (estado geral das células remanescentes, motores, rotor etc).
Sds.
mauricio,
sinceramente, ñ tenho opinião formada ainda qto a sua sugestão de transformá-los em AEW/C ao invés de ressuscitar os Tracker. pelo q tenho lido, apesar de ser uma boa plataforma ( vide ROYAL NAVY ), parece ser bastante limitado qdo comparado a uma aeronave convencional c/ maiores autonomia, altidude de operação e velocidade.
eu sei q já foi discutido antes, más vamos lá. por q ñ S-3 Viking? rs.
Sds.
agora, que o rapazinho piloto tá se achando muito tá.
primeiro estraga o brinquedo e depois quer dar uma de bom por ter parado em cima de um saco de areia?
alguém por favor avise o mocinho q esse negócio de talude e saco de areia é coisa de obra… rs
acho melhor ele ” pilotar ” um caminhão basculante no toco, pois se der pra ele um truckado é capaz de fazer m… de novo.
brincadeira.
O S-3 Viking não tem uma versão de controle aéreo AEW&C.
E de que adiantaria vc ter uma aeronave de asa fixa, mais rápida, que voe + alto e vá + longe, se vc tem espaço p/ somente 2 operadores???
Sem contar a criação de uma linha logística p/ aeronave que já não é assim tão simples e fácil encontrar peças de reposição.
Não é pq se vai instalar um turbo-hélice que manter o Tracker modernizado é custo efetivo.
A Aviação Naval argentina e a RoCAF tem tremendas dores de cabeça nisto.
E quando é que o seahawk, vão chegar ? E pq não utizar os SH-3, como vetores de transportes ou então a marinha passa utiliza-los só em operações SAR, pois eles tem boa autonomia de voo e podem navegar a noite.
mauricio r, em atenção ao seu post. a única versão do tracker AEW É O TRACER(tecnologia dos anos 50), portanto se vamos tentar adaptar um radar de varredura elettônica no P-16, acredito ser possível fazer o mesmo c/ o S-3. qto ao nº de operadores (quatro no S3, tripulação esta reduzida p/ três no S3B) ñ vejo problema. temos como exemplo o ARGUS 100 sueco (SAAB 340) o qual opera apenas como plataforma de radar, enviando todas informações p/ GCI via data link. agora tratando-se de custos c/ manutenção, abertura de nova linha logística e tudo que advem da operação… Read more »
Cara tudo vcs querem mandar para a amazonia!hahahah, o SH3 , a Imperial Marinheiro, daqui a pouco vão querer transformar o Riachuelo em nash , o unico navio que tem capacidade de receber um desses a bordo aqui é o sei lá o quê Pará.Mesmo assim acho que é para super puma.Tava rolando um boato de que queriam transformar o SH3 em unidade de SAR, aí acho legal.Aeronave bem adequada ao teatro de operação amazonico é o black hawck, fora que o custo de manutenção do sh3 deve ser altissimo. abs! e tem mais , o piloto é legal mesmo… Read more »