144 personalidades receberão a medalha da Ordem do Mérito da Defesa este ano
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participa nesta terça-feira, na Base Aérea de Brasília, da cerimônia de entrega da medalha da Ordem do Mérito da Defesa. A medalha será concedida pelo Ministério da Defesa a 144 personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil. Cerca de 500 pessoas devem prestigiar a cerimônia.
Entre os agraciados estão os embaixadores dos Estados Unidos, Clifford Michael Sobel, da França, Antoine Pouillieute, e Rússia, Vladimir Lvovitch Tyurdenev; o ministro da Defesa da Bolívia, Walker San Miguel Rodrigues; os presidentes do Senado, Garibaldi Alves, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins. E ainda os senadores Pedro Simon (PMDB/RS) e Francisco Dornelles (PP/RJ), os deputados do PT de São Paulo, José Genoíno e Carlos Zarattini, e o deputado Raul Jungmann (PPS/PE).
Entre os 144 agraciados, três são instituições: o Comando do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, sediado em Salvador (BA), o 9° Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro e a Base Aérea de Manaus.
A Ordem do Mérito da Defesa se divide nos quadros ordinário e suplementar. No primeiro, encaixam-se os oficiais da ativa das Forças Armadas. Todos os demais como os civis, oficiais da reserva e oficiais reformados recebem a medalha pelo quadro suplementar. E a Ordem do Mérito se divide em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A medalha da Ordem do Mérito da Defesa foi criada em junho de 2002, por meio do decreto 4.263 e, desde então, anualmente, personalidades, organizações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras são homenageados com a medalha.
Fonte: JB Online
NOTA DO BLOG 1: DECRETO Nº 4.263, DE 10 DE JUNHO DE 2002. Art. 2o A Ordem do Mérito da Defesa poderá ser conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais e aos militares e civis estrangeiros, aos integrantes das Forças Auxiliares e às organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil como um todo ou a uma Força Singular de per si, com reflexos em benefício das demais. (grifos nossos)
NOTA DO BLOG 2: O número de agraciados nesta mesma época do ano em 2007 foi superior (169 personalidades) ao atual (144 desde ano). Por um lado é um fato positivo, pois o gasto com medalha diminuiu. Mas por outro lado menos pessoas estão prestando “relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil”. Somente para refrescar a memória dos leitores, em novembro do ano passado foram agraciados, dentre outros, a ministra do STF Ellen Gracie Northfleet, os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, o ministro de Estado da Defesa do Paraguai (porque só o ministro da Defesa da Bolívia pode receber?), Roberto Eudez Segovia, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, Joaquim Benedito Barbosa Gomes e Carlos Alberto Menezes Direito, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).