Navio saudita tomado por piratas na costa do Quênia
A Marinha dos Estados Unidos afirma que piratas tomaram controle de um petroleiro saudita no Oceano Índico, na costa do Quênia. O petroleiro Sirius Star foi capturado a 450 milhas náuticas (830 quilômetros) a sudeste do porto queniano de Mombasa no sábado, segundo Nathan Christensen, porta-voz da Marinha americana.
A embarcação, que estava navegando com a bandeira liberiana, tem 25 tripulantes da Croácia, Grã-Bretanha, Filipinas, Polônia e Arábia Saudita. O navio é o maior a ser atacado por piratas na região, segundo o porta-voz.
Um correspondente da BBC em Mombasa diz que esse é o terceiro petroleiro a ser capturado por piratas somalianos neste ano. O Sirius Star, que pertence à empresa saudita Aramco, fez sua primeira viagem em março deste ano, segundo o site da empresa. Ataques de piratas perto da costa do Chifre da África e do Quênia levaram marinhas de vários países a enviar navios de guerra para a região neste ano.
Segundo a Agência Marítima Internacional (IMB, na sigla em inglês), 199 seqüestros de navios ocorreram no mundo nos primeiros nove meses do ano. O Golfo de Áden e a costa leste da Somália estão em primeiro lugar no ranking de ataques de piratas, com 63 incidentes relatados.
Ao todo, 26 cargueiros foram seqüestrados por piratas somalis, 537 tripulantes foram feitos reféns. Tiros foram disparados contra outros 21 cargueiros por piratas somalis no mesmo período. Um aumento dramático do número de incidentes relatados ocorreu no mundo todo no terceiro trimestre (83 incidentes), comparado com o primeiro (53) e o segundo trimestres (63).
Nos primeiros nove meses de 2008, 115 navios foram abordados no mundo todo, 31 seqüestrados e outros 23 foram alvo de disparos de tiros. Ao todo, 581 tripulantes foram feitos reféns, nove seqüestrados, nove mortos e sete estão desaparecidos, provavelmente também mortos.
O IMB afirma que, comparado com o mesmo período de 2007, o número total de ataques relatados aumentou. Os tipos de ataques, a violência associada aos eventos, o número de reféns e a quantidade paga em resgates para a liberação dos navios também aumentaram.
“O custo para os proprietários dos navios que são seqüestrados é significativo”, diz Mukundan. “É preciso uma ação severa contra os navios principais dos piratas antes que eles consigam seqüestrar os navios”, conclui o IMB em relatório divulgado em outubro.
Fonte: Estadao.com.br
NOTA DO BLOG: E nós, brasileiros e lusófonos em geral, realmente estamos preparados para esta crescente ameaça? Recentemente um destacamento do GRUMEC (MB) realizou a retomada simulada de um navio durante a Operação PANAMAX08. Uma ação real deste tipo teria o aval político?
Se começarem a seqüestrar mais navios, os mercantes brasileiros estarão em perigo… Aí mandaremos uma Inhaúma para resolver o problema na costa africana, mas poderemos ter dois problemas, porque periga nossas corvetas afundarem em mar picado…
As Inhaúmas, “excelentes” navios de guerra que inundam seu canhão Vickers Mk 8 quando o mar está bravio, agora estão sem seus Exocets!!!
Convoco os colegas a dar um VIVA às nossas forças armadas!!
VIVA!!!!!!!!!!
FOTO DOS NOSSOS EXOCETS “Stealths”:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/08/v30-sem-mm40.jpg
OBS.: Já vi uma Type 22 com apenas 2 lançadores. É provavel que estejam instalando os mísseis nos carros Marruá, pois nos navios da esquadra, até seus lançadores estão desaparecendo.
Os Piratas parecem que não se intimidaram com a presença dos navios de guerra na area.
caro Leandro Furlan,
é que os nossos Exocets foram fabricados com o mesmo material que a Mulher Maravilha fez o avião dela…na verdade os Exocets estão lá, e preparados para o combate. Pode ficar frio. É que eles são, os nossos novos Exocets, bem mais modernos que os anteriores e além da furtividade adotaram a invisibilidade (ao pé da letra) também…rs.
abraços
caro Tiago Jerônimo,
Não se intimidaram, ainda…Deixa nossas Inhaúmas se aproximarem com nossos novos Exocets pra vc ver…não vai sobrar nem os “ossinhos” da caveira da bandeira dos piratas, vc vai ver só…rs.
abraços
Uma coisa que não ficou bem clara para mim
os comentarios falaram bastante em exocets, por um acaso eu entendi errado ou se pretende combater piratas com exocets, harpoons e otomats (interrogassaum)
Acho que deve se entender um pouquinho mias o conceito de navio de patrukha ou até mesmo de um aviso oceanico
MO
Marcelo Ostra, A questão é que nossas corvetas e fragatas não foram concebidas para “combater piratas”, e sim, defender o Brasil e o nosso mar territorial em caso de guerra. E um dos meios de se fazer isso é negando o mar a outras nações. O Exocet serve para isso. Quando a possível questão de atualização dos mísseis, acredito que não seja o caso, pois eles não ficam naqueles silos em tempos de paz, e se olhar na foto, o sistema inteiro fora retirado, e não apenas o míssil. Além das corvetas, noto que as Type 22 perderam 2 de… Read more »
Furlan,
Posso estar enganado, mas li – acho até que nesse blog – algo a respeito da atualização dos Exocet sim, por isso alguns navios MB estariam, inclusive, sem os tubos de armazenagem dos mesmos.
Sds a todsos.
Uma pergunta de leigo: como é que esses piratas conseguem capturar um navio desses em alto-mar? Usando cordas com um gancho na ponta e escalando com o navio em movimento?
Interessante que a firma de defesa “Blackwater”, muito usada pelos americanos no Iraque já está atrás de contratos com firmas de navegação….eles colocariam homens armados a bordo de navios que trafegam pela área.
Tá sobrando ex-militar e ex-guerrilheiro, sem ter o que realmente fazer, no Chifre da Africa…
Marcelo Ostra,
Seja bem vindo ao setor “garrucha, espingarda, bacamarte” do Poder Naval, até que enfim saiste um pouco do “mercante”, pois como disseram: mísseis e canhões dão mais ibope que super-petroleiros.
Á respeito da nota do sequestro: O navio transportava cerca de 2 milhões de barris de petróleo, um quarto da produção diária da Arabia Saudita.