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Após a confirmação da aquisição do LST Sir Bedivere (futuro Almirante Saboia) pela DGMM, é interessante rever algumas informações sobre a classe.

A classe Sir Lancelot, ou classe Round Table (‘Távola Redonda’), foi uma iniciativa do Ministério dos Transportes da Grã Bretanha para prover o Exército britânico com navios tipo NDCC (LST). Ao todo foram construídos seis navios, todos repassados para a RFA em 1970.

O Sir Galahad foi afundado durante a Guerra das Malvinas/Falklands e o Sir Tristan foi duramente castigado pela Aviação Argentina. Após o conflito, decidiu-se reconstruir os navios sobreviventes com base na experiência adquirida em combate. O primeiro deles foi o próprio Tristan, reconstruído entre 1984 e 1985. A incorporação de uma nova seção a meia nau não foi exatamente um sucesso. A estabilidade do navio foi alterada e ele não pôde mais transportar blindados a ré do convés de veículos.

O segundo a ser modernizado/modificado foi exatamente o Sir Bedivere. Os trabalhos começaram em 1994 com uma perspectiva inicial de 70 meses. Em função da profunda corrosão do casco, os trabalhos duraram quase quatro anos e os custos subiram exageradamente. Segundo os britânicos, o navio foi profundamente reconstruído, sendo considerado em melhores condições que o Sir Galahad (o segundo, construído na segunda metade da década de 1980 e adquirio pela MB no final do ano passado). Foi exatamente a questão do custo a responsável pelo cancelamento da reforma dos outros dois navios da classe. A Grã Bretanha, ao invés de gastar uma quantia considerável na reforma, decidiu investir em uma nova classe. Assim surgiu a casse Largs Bay.

De qualquer forma, os navios desta classe já não eram mais apropriados para operações de abicagem desde o início da década de 1990.

O Sir Geraint e o Sir Percivale deram baixa em 2003-2004. O Sir Lancelot, primeiro da classe, foi vendido para uma empresa civil da África do Sul e depois revendido para a Marinha de Singapura como RSS Perseverance em 1992. Deu baixa em 2001 e foi repassado para a Glen Defense Marine, sua proprietária desde 2003. No início deste ano o ex-Sir Lancelot foi para Bangladesh para ser desmontado.

A Austrália ainda opera um navio anfíbio derivado do projeto Round Table chamado HMAS Tobruk. O navio, que entrou em serviço em 1981, foi reformado em 2000 e deve dar baixa em 2010.

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