areamilitar-aip.jpg

A ilustração acima, extraída do site português “Areamilitar“, apresenta uma previsão do autor em relação à autonomia dos futuros submarinos da Marinha de Portugual. Estes submarinos terão sistemas AIP incorporados. Observem a comparação em relação aos submarinos consteiros da classe Albacora (Daphné).

É interessante comparar esta ilustração com aquela do artigo “Alcance de um submarino convencional com AIP“. Deve-se ter em mente que neste segundo caso foi considerado apenas a autonomia com sistema AIP e no caso português foi utilizada toda a capacidade do submarino, inclusive esnorqueando.

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Norberto Pontes

Portugal tb carece de emprego de dinheiro para alavancar mais sua
área naval militar. Mas pelo visto tem empregado melhor os recursos que tem em mãos. O Brasil bem que podia ter um destes subs com sistema AIP(se eu estiver errado me corrijam, não sou especialista).
Mas o desejo pelo nuclear(ainda espero que isso se concretize) faz com que os recursos sejam definidos mais para esse lado.
Contudo, o Brasil precisa encarar isso com maos seriedade e fazer acontecer….

Fernando Gonzales

Tem razão Norberto, o que falta é seriedade, pois no que tange a disputa pelo convencional com AIP ou Nuclear, sou mais o Nuclear. Este sistema AIP tambem é uma icognita, muitos paises ja o “tem”, mas não temos muitas noticias do seu real funcionamento e qualidade, ja o nuclear é uma maquina que provou ser capaz a muito tempo. Alguem ja disse aqui que o nuclear, mesmo que demore pode projetar o Brasil como um país de primeira linha, alem do que os benefícios tecnológicos advindo da construção de uma maquina destas, são fantasticos e trazem uma capacidade de… Read more »

André de POA

creio ocorrer alguma falha nesta imagem produzida pelos portugas.
Primeiro: usa como limite uma linha aproximadamente circular, como submarino não navega dentro de continentes em linha reta então algumas areas mais distantes devem ser revistas. principalmente locais como madagascar e moçambique.
Segundo: as areas de alcance foram “puxadas” em direção ao sul, porque? as area próximas do circulo polar não são importantes? ou são muito para a “bolinha” portuguesa? Já o Brasil deve ser alvo preferêncial!
Os com conhecimento que me ensinem.
Abraço a todos

Ulisses

André,o que a gente pode esperar de português?

Voluntário da Pátria

Certíssimos os Portugueses! Desde de que foram os precurssores da expansão naval da civilização ocidental, e da catequização de pobres pagãos, os patrícios demonstraram extrema sabedoria estratégica, da Terra Nova ao longíquo Japão e Autrália, daí seu império ter sido o primeiro a se estabelecer e o ultimo a findar. Nosso Brasil nasceu da visão marítima desse povo e nossa grandeza vem da luta de seus descendentes Brasileiros em manter o dominio nas bacia hidrográficas do Paraná-Prata e do Amazonas. A figura acima mostra que,mesmo não sendo mais a potência de outrora, está disposto a defender seus interesses e seus… Read more »

AJS

Caros colegas de blog, alguém pode me informar a velocidade máxima e por quanto tempo pode um sub AIP mantê-la, e a velocidade costumeira?
Grato.

AJS

…E dos nossos convencionais?

Castor

Está havendo aqui uma confusão de termos técnico. A distância máxima que um navio pode alcançar com seu combustível é chamada “alcance” e, ao que parece é o que está marcado no mapa, discontando o fato de não navegar por continentes. Esse alcance depende da velocidade e é muito empregado em navios mercantes porque a partir de um porto o comandante pode saber que ouro porto ele consegue alcançar. Para navios de guerra é empregado um outro termo – “raio de ação” – que é a distância máxima que o navio pode ir e voltar. Ela corresponderia mais ou menos… Read more »

AJS

Caro Castor

Como você bem percebeu, não sou do ramo, meus negócios são portos e tribunais.
Agradeço por sua explicação, minha curiosidade é a seguinte:
Em havendo uma derrota a ser percorrida para executar uma missão, com base no combustível disponível, e velocidade máxima do navio, qual poderia ser a distancia a ser percorrida por um S convencional e um com AIP, qual dos 2 seria mais veloz?

Baschera

Segundo o próprio site cita na matéria, a Grécia se recusa a receber seu submarino U-214 AIP (este 214 é muito similar à um 209PN) que está em testes na cidade de Kiel, na Alemanha. Embora os alemães sustentem que já foram corrigidas as falhas apresentadas, os gregos parecem não querer aceitar o mesmo. Há boatos de que na verdade os gregos considerem que o valor à ser pago deveria ser reduzido, como forma de indenização pelo tempo perdido e pelos problemas apresentados. Considera-se a venda do mesmo à Polonia. Fica no limbo, até que se resolva o imbroglio, a… Read more »

Castor

Prezado AJS O submarino com AIP do tipo fuel cell (projeto alemão) não tem apenas AIP. Ele também tem diesel geradores e baterias. Embora, no caso do 214, com menores capacidades que os de um submarino sem AIP (o 209 por exemplo). Normalmente, o AIP é guardado para a zona de operação e o deslocamento é feito usando-se baterias e, sempre que necessário, diesel geradores para carregar essas baterias e manter a propulsão. Portanto, durante a fase de deslocamento o sub com AIP e o sem AIP usam o mesmo processo, porém com uma diferença, o sub com AIP, como… Read more »

Fernando Gonzales

É meio fantasiosa a representação, mas da uma idéia do que seria.
Quem quizer ver o Kitty Hawk com a bandeira do Brasil, é só pedir por e-mail, mas tem que citar o blog naval.
telefg@hotmail.com