kiel-site-hdw.jpg

A imprensa brasileira foi convidada para conhecer as instalações do estaleiro alemão HDW em Kiel na Alemanha. Foram selecionados três veículos de comunicação, sendo um periódico diário, uma revista voltada ao segmento de defesa e um representante da mídia eletrônica (internet).

O Poder Naval OnLine foi escolhido neste terceiro segmento e o nosso editor Alexandre Galante está na Alemanha, numa visita de cinco dias promovida pela HDW, para conhecer de perto a maneira alemã de se fazer submarinos. Junto com ele estão Leonel Rocha, jornalista do Correio Brasiliense, André Mileski, da revista Tecnologia e Defesa e Romulo Federici, da R. Federici & Associados.

Com a palavra o nosso editor:

“Estou teclando aqui de Kiel, finalmente com internet. Ontem não tivemos internet porque o link aqui do hotel tinha caído.
Acabei de voltar do estaleiro HDW, onde passamos a manhã e a tarde, assistindo a palestras sobre os produtos e a história da HDW, e vendo de perto os submarinos 212 e 214 fora dágua e em construção. Também tivemos a oportunidade única de ir a bordo do Papanikolis, o 214 da Grécia.
Infelizmente não fomos autorizados a fotografar nada dentro da parte industrial da HDW. Mas amanhã de manhã, vamos tentar fotografar os submarinos usando uma teleobjetiva, pois o hotel onde estamos fica bem perto do estaleiro. Como aqui é inverno e está anoitecendo bem cedo, não pudemos fazer fotos hoje.
As avaliações iniciais dão conta que o submarino não guarda nenhuma semelhança com a família 209 (tanto externamente como internamente). O índice de automação é bastante elevado. Para carregar um torpedo no tubo são necessários apenas três homens. Este nível de sofisticação também está presente no COC.”

Aguardem. Em breve teremos mais informações para postar aos nossos leitores.

Foto: HDW

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments