Poder Naval OnLine em Kiel – parte 2
Amigos do Poder Naval Online, aqui estou eu em Kiel, transmitindo para vocês minhas primeiras impressões da visita à HDW.
Um coisa é a gente conhecer o assunto por leitura e por fotos e outra é conhecer in loco. E esta oportunidade que estamos tendo vem confirmar a visão que tínhamos sobre a qualidade dos submarinos alemães, cuja tecnologia é a responsável pelo sucesso dos submarinos brasileiros atuais.
Hoje de manhã fomos para a HDW, onde fomos recebidos pelo seguinte staff: LtCdr. (res.) Joachim Schönfeld da MFI, Mr. Ernst-August Petsch da MAN Ferrostaal, Mr. Andreas Burmester (member of the Executive Board da HDW), Dr. Jürgen Rohweder (Communication Advisor HDW), Mr. Peter Hauschildt (Director Conceptional Design and R&D, HDW), Mr. Matthias Bergande (Team Leader Submarine Sales, HDW), Mr. Stefan von Weydenberg (Deputy Projectmanager Dolphin AIP, HDW), Mr. Thomas Grautstück (Projectmanager SF99, HDW).
Depois da recepção assistimos a uma primeira palestra sobre o perfil da TKMS/HDW e depois outra sobre a tecnologia de submarinos da HDW. Fizemos perguntas e discutimos algumas questões. O volume de informações é enorme e depois soltaremos aos poucos aqui no Blog o que aprendemos.
Depois do cofee-break, assistimos a uma palestra dedicada ao submarino U214, oferecido ao Brasil.
No final, fizemos um tour pelo estaleiro, para conhecer o U214 Papanikolis, o U212 que estava fora dágua e outros submarinos em diferentes estágios de construção.
A seguir, um pequeno resumo do dia:
- O nosso guia na visita ao 214 é um comandante de 212; (perguntei se ele conhecia o simulador Dangerous Waters e ele disse que sim e que jogava, mas preferia “jogar” de verdade).
- Conversamos bastante sobre sonares e as vantagens de um submarino convencional silencioso sobre um submarino nuclear.
- Realmente os alemães são muito bons no que fazem e eles amam o que fazem. Por isso investem a cada ano mais dinheiro em mais pesquisa e desenvolvimento.
- O Papanikolis está perfeito. Os gregos não querem o submarino porque estão broken, sem dinheiro. A jogada de devolver o submarino foi para interromper os pagamentos, quando assumiu o novo governo lá. Os alemães disseram que se pendenga não for resolvida legalmente, os submarinos irão para outra Marinha.
- Passamos praticamente por baixo do primeiro submarino português U209PN que está aqui em Kiel e vimos o outro bem de perto em construção. É um 214 um pouco mais comprido, com alguns equipamentos diferentes.
Em próximo post, novas notícias e mais informações.