Kiel e suas histórias
A imagem acima, retirada do Goolge Earth, apresenta as instalações da HDW em Kiel (Alemanha). Não há como falar da marinha alemã na II Guerra Mundial sem mencionar Kiel. Sob as águas escuras do estuário no entorno das instalações da HDW repousam, na “patrulha eterna”, mais de uma dezena de U-boats.
Ao lado, um detalhe da imagem anterior (em vermelho) mostrando algo que dificilmente ocorrerá novamente. Um comparativo entre um Tipo 206, um Tipo 214 (fora d’água) e um Tipo 209. O 209 pertence à marinha da África do Sul, o 214 é o Papanikolis (visitado pelo Poder Naval esta semana) e o 206 é um dos exemplares da marinha alemã. O 214 e o 209 possuem um porte parecido e ambos são bem maiores que o 206.
Na parte nordeste da primeira imagem pode-se ver parte do casco do cruzador Admiral Scheer, lançado em 1933 e comissionado no ano seguinte. Na noite do dia 9 de abril de 1945, próximo do final da guerra, cerca de 300 bombardeiros da RAF atacaram Kiel, incluindo a região no entorno das atuais instalações da HDW. Ali estava o Admiral Scheer, duramente atingido. Por sorte quase toda a tripulação estava em terra. Anos depois o local foi aterrado e o navio foi coberto por terra.