Itajaí – recuperação do porto pode levar anos
Em sua terceira visita nesta semana ao município de Blumenau, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), afirmou neste sábado que os prejuízos causados pela chuva ao porto de Itajaí podem comprometer por até dois anos a sua capacidade.
O motivo, segundo ele, é o volume de terra que chegou à margem do rio Itajaí. Além dos estragos visíveis, é possível que a profundidade do leito tenha sido consideravelmente comprometida.
Metade da arrecadação tributária da cidade é proveniente da movimentação no porto. Mais da metade das exportações do Estado passa por Itajaí, segundo a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.
O governador afirmou também que especialistas do IPT (Instituto Pesquisas Tecnológicas) já estão na região para colher amostras do solo a fim de explicar o que provocou os mais de 3.000 deslizamentos registrados.
“Nunca vi desabar morro coberto [por vegetação], geralmente o morro pelado é que cai”, disse Luiz Henrique. Segundo ele, há a possibilidade de que as duas explosões nos dutos de gás natural que passam pela região de Blumenau tenham colaborado para a tragédia.
Fonte: UOL
Foto: Renan Raul Pereira da Silva / via Rogério Cordeiro