Há 33 anos, o choque entre o USS Belknap e o USS John F. Kennedy

9

cg26_1.jpg

O USS Belknap (CG26), foi o primeiro de uma série de nove navios. Construído pelo Bath Iron Works de Maine, foi incorporado a US Navy em novembro de 1964.
O navio ficou tristemente conhecido devido à colisão deste com o navio-aeródromo USS John F. Kennedy (CV67), há 33 anos.
No dia 22 de novembro de 1975, ao sul da Sicília, numa noite de mar agitado, os dois navios se chocaram, o que causou um incêndio no cruzador resultando no falecimento de sete tripulantes e de um falecimento no Kennedy.
A superestrutura feita basicamente de alumínio praticamente derretou, devido às altas temperaturas provocadas pelo incêndio.
O cruzador imediatamente recebeu socorro do próprio Kennedy e do navio de transporte de munições USS Mount Baker (AE-34).
O Belknap foi reconstruído pelo Estaleiro Naval de Philadelphia entre janeiro de 1976 e maio de 1980.
Entre maio de 1985 e fevereiro de 1986 ele foi convertido pelo Estaleiro Naval de Norfolk para ser o navio capitânia da VI Frota (Mediterrâneo), onde ficou até 1994, baseado no porto italiano de Gaeta, até ser retirado de serviço em 1995.
Em setembro de 1998, o Belknap foi usado como alvo num “Sinkex”.
Depois desse episódio, todos os navios da US Navy passaram a ter a superestrutura feita em aço, no lugar de alumínio.
Na primeira foto, vemos os danos no Belknap logo depois do incêndio, e abaixo, no Kennedy. Na última foto, o Belknap depois de ter sido reconstruído.

Colaboração: Franz Neeracher

cv67.jpg

cg26_2.jpg

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments