Marinha assina contrato de reparo dos motores do AF-1
No dia 26 de novembro, foi assinado, no hangar do Esquadrão VF-1, 0 contrato de reparo dos motores J52-P408 com a empresa IAI – ISRAEL AEROSPACE INDUSTRIES.
Tal contrato permitirá à Aviação Naval, em pouco mais de um ano, recuperar, de forma positiva e significativa, a disponibilidade de motores da frota das aeronaves AF-1/A, tendo como conseqüência direta o aumento da disponibilidade das aeronaves do EsqdVF-1, o que permitirá a preparação dos Aviadores Navais daquele Esquadrão, para a retomada das operações aéreas embarcadas no NAe São Paulo.
Esse feito também proporcionará o necessário suporte ao programa de modernização das aeronaves AF-1/1A, uma vez que esses motores permitirão a continuidade das operaçães do Esquadrão VF-1 durante o período de modernização, contribuindo, desta forma, para o adestramento e a manutenção da qualificação dos Aviadores Navais de Asa Fixa da MB.
Fonte e fotos: ComForAerNav
Nota do Blog: veja um interessante raio-x do A-4M, versão bastante similar aos A-4KU (AF-1 na MB), com detalhes como a instalação do motor, clicando aqui. Na mesma matéria, há links para posts anteriores a respeito do AF-1, que também podem ser facilmente encontrados utilizando o campo “busca” do Blog.
Mérito ao Ministro da Defesa. Até que enfim ótimas notícias !!!! Agora é esperar para ver !!!
Até que fim começamos a dar um paço importante nesse processo de efetivação operativa da aviação de asa fixa.
Bravo Zulu!!
Mauro,
lembramos que quem comecou(em doses homeopaticas) a botar em pratica o reaparelhamento da FAB foi no governo passado, o governo atual prosseguiu o reaparelhamento, mas nao em doses homeopaticas como o antigo governo, …
o governo atual resolveu acelerar os reaparelhementos das tres Forcas…
e acho ainda mais, que o atual governo comecou a dar uma enfase maior qnd o Chaves abriu a torneira para os russos…
sao poucas unidades a serem atualizadas, sao sim, mas sao o comeco…
O sucesso dos F-5M e eventualmente dos AF1M e A1M poderia abrir um grande campo de mercado para a EMBRAER. Imaginemos a Argentina modernizando os seus A-4, que são muitos? E o México fazendo o mesmo com seus F-5 e mesmo nações como Bolívia e Paraguai (exemplos, sei que são problemáticas) adquirindo F-5s e A4(s) usados para suas forças aéreas? A IAI é uma empresa que já trabalha nesse mercado. Ela moderniza aviões que ou ficam na linha de frente de nações pobres, ou ficam na segunda linha de nações que tenham forças aéreas mais bem estruturadas. E o faz… Read more »
Olha , Israel tem uma grande experiencia com a modenização de A4.A EMBRAER começaria do zero,embora adquirisse assim experiencia para entrar nesse mercado também…é dus coisas a se pensar.Quanto ao governo atual e anterior ,eles estão fazendo não mais do que a obrigação deles .e mesmo assim estão fazendo pouco.
a razão está do lado da artilharia mais pesada. (Napoleão)
Existe algo no ar com estes motores,ou info pela metade,
conforme outro forum,dos supostos 40 motores do Kuweit,
não vieram todos ,pesquisem,agora com os supostos 30
remanecentes,somente 12 derão revisados.
O Tr 1700 da Argentina veio ao AMRJ,para troca de baterias,
como estava algo pior ,o preço aumentou um pouco,como
contra partida enviamos os motores para revisão por la,
e o preço aumentou tambem,so que retiramos os motores e
enviamos para Israel,neste intervalo,varias coisas foram ditas
em outro forum,façam a pesquisa.
Mauro, Quando o Brasil comprou 23 caças A-KU/TA-4KU, 5 deles já foram usados como peças para os demais, restando apenas 18. Após isso, outros caças foram impedidos de voarem devido à necessidade de mais peças para outras aeronaves. Sinceramente acho um absurdo modernizar 12 unidades de um caça que é ultrapassado, não possui peças no mercado internacional e que não fora projetado para a tarefa que lhe será dada no Brasil: defender o porta-aviões de outras aeronaves. O Skyhawk é um bombardeiro e foi concebido para isso. O próprio nome “A-4” é “A” de “attack”. Muito melhor teria sido a… Read more »
gostaria de refrescar a lembrança de alguns blogueiros que quem escolhe, nomeia e garante a permanência no cargo de minsitro é o presidente da república. e depois dizem que não querem tirar o mérito desse ou daquele governo…francamnete, quando dá problema a culpa é do Lula, agora quando a coisa engrena e começa a aparecer os resultados o mérito é do ministro…E o orçamento quem é que banca? Quem assina? Quem determina a área econômica dar as garantias aos contratos? Quem viabiliza a negociação com o congresso a aprovação dos empréstimos interanacionais? Será que tudo isso é obra do ministro… Read more »
Que boa notícia a Embraer modernizando os A-4! Terei mais chances de fotografar essas belas aeronaves que de vez em quando fazem um sobre vôo aquí em São José dos Campos com o seu rugido inconfundível. Vejam minhas fotos neste link: http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/marinha_album.htm
Aguardo ansiosamente a chegada dos Sea Hawk para fotografá-los.
A foto até parece que foi tirada no Musal… Que pena para a MB… O Barão do Rio Branco deve ficar furioso onde quer que sua boa lama esteja, pois pensou uma Marinha muito digna e bem equipada para o Brasil…
Sobre envolvimento da Embraer em “modernizações” de aeronaves obsoletas: esta empresa é orgulho nacional por sempre pensar estrategicamente em produtos inovadores e bem planejados. Se aliar a qualquer empresa que vive a fazer “remendos” tecnológicos é arriscado do ponto de vista gerencial, pois a “contaminação” dos seus quadros pelo ideário da meia-sola é fatal. Vão ficar olhando pro passado… e como ganhar um dinheirinho em cima dos “trouxas”, ao passo que desenvolver e fabricar produtos novos e altamente competitivos é salutar para a Nação em todos os campos.
P S Onde se lê “lama” leia-se “alma” do glorioso Barão do Rio Branco. Lama é o que existe dentro da cabeça de certos estrategistas do Planalto.
Não tem como usar os Super Etendart da França,pois estão no fim
da vida util,como os Rafales M ,atrasaram na entrega,os Sue,
foram usados ate o osso.Existe uma proposta da França de ceder
dez Sue ,para a Argentina para fonte de peças,e atualização,
pois o Sue Françes foi modernizado,e o Argentino ainda não.
Como os Sue argentinos estão pouco rodados,serão modernizados
com as peças dos Sue´s Françês,como sensores,comunicação,radares.
O envolvimento de reformas de aviões de empresas de aviação,
é feita no mundo todo,Mig-21,F-16,Mirage,etc.
O serviço gera emprego,dinheiro,e os dados ficam no acervo
da empresa para serviços futuros.O avanço da tecnologia dos eletronicos permite isto,aliás a revisão de um avião,é quase
um novo avião…
Quem tem parceiro comercial como a Argentina, não precisa de inimigo. Com os motores em mãos israelenses estamos bem servidos.
Mauro, há alguns dias postei um comentário sobre esta questão Argentina x Israel na revisão das turbinas. O artigo que cito o link é bem elucidativo e reitero minha surpresa quanto aos valores. Aí vai o repeteco do meu comentário : Luciano Baqueiro em 26 Nov, 2008 às 16:29 Desculpe-me por fugir do tema, mas acabei de ler no site ALIDE ( http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/236-iai-mb ) que o custo de revisão de 10 motores dos dos Skyhawks em Israel é de USD 5.771.700,00 isto é mais de 1/2 milhão por unidade ! E a Argentina queria cobrar mais ! Como dia um… Read more »
Leandro Furlan,
“…peso de decolagem do Hornet”…
Tá me chamando de gordo, é? kkkkkkkkk
Brincadeira.
um forte abraço
Eu acho que os meritos de processo todo de compras, manutenção e modernização, cabe ao ministro Mangabeira Unger, que não é o único que tem uma visão americana para o nosso país, e tambmnão é politico oportunista.
Caro Márcio, não quero polemizar a questão politica, visto que na minha opinião não é o objetivo do blog, mas, quanto ao seu post, só posso concordar que o presidente Lula teve dois méritos. O primeiro foi de manter no segundo escalão os tecnicos que eram do governo anterior e o segundo de ter seguido a cartilha do PSDB com mais austeridade. Agora que realmente investiu mais que o Governo anterior foi verdade, mas, foram atos isolados não houve um planejamento que vissasse o reequipamento e modernização das FAs. Também temos que lamentar que esse governo deixou de investir na… Read more »
Agora vai. É claro, desta vez trataremos com empresas e governos sérios,não com repúblicas bananeiras com as quais alguns “iluminados” insistem que nos misturemos.
Na foto do post, o “galinho de briga” parece que tá estalando de novo. Pena que só parece. Leandro Furlan, 12:02 hs, Não sabia desse fato ( 5 foram canibalizados) para que os demais pudessem operar. Mas não é de estranhar, pois nunca ouvi notícias de algum contrato assinado que objetivasse o fornecimento de peças sobressalentes. Eu queria que pelo menos 18 unidades forem modernizadas, mas pelo jeito, 12 seria o máximo mesmo. tb acho que os 3 TA-4KU terão prioridade nesse programa, e os outros 9, serão os responsáveis pela “defesa da frota”. 12 A-4M; 5 Tracker; 4 Sea… Read more »
Bom o debate…. mas permitam-me uma notícia Off-Topic : A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou hoje as garantias da União para o fornecimento de 100 mísseis pela empresa Mectron para o governo do Paquistão. Trata-se do míssil MAR-1 (Míssil Anti-Radiação). A Mectron receberá por essa exportação 85 milhões de euros. O ministro explicou que é um contrato importante, porque a Mectron aumentará sua capacidade de produção de um míssil para cinco mísseis por mês. “O que vai quintuplicar a capacidade da empresa em matéria de mão-de-obra e de qualificação”, disse Jobim. Parabéns à Mectron e a FAB por bancar… Read more »
Melhor montar um pacote da Embraer com os israelenses. Eles já tem know how no A-4, montaram os programas do F-5M e ALX com a Embraer. O radar, se couber, seria o Grifo do F-5M, ideal com HMD. Gosto muito do HMD com mísseis Python 5 ou similar. Mistura indigesta. Data lynk é essencial… então troca logo toda a avionica. A quantidade precisaria ser de pelo menos 15, para embarcar 12 quando necessário. O ideal seria trocar os motores pelo 414 do SuperHornet, sem pós combustão. Se brincar fica capaz até de supercruise. Mas não dá, ficaria muito caro… Mas… Read more »
Caro Ivan, O A-12 e os A-4 foram comprados justamente e só para desenvolvermos uma DOUTRINA que até então não tinhamos ( …e ainda não temos…) de aviação de asa fixa embarcada. Quando e se esta DOUTRINA estiver plenamente desenvolvida e absorvida pela MB…… então o A-12 e os A-4 já terão cumprido suas missões e poderão e deverão ser aposentados. O que resultar disto, digo, os resultados desta fase de desenvolvimento de doutrina e adaptação serão base para que se decida se valeu ou não a pena e se os objetivos foram ou não cumpridos e a que preço.… Read more »
É isto aí Baschera,
Temos então o maior navio-escola do mundo…
Brincadeira amigo.
Adoraria ver um esquadrão de Hornets, mesmo usados, no Opalão, mas não dá. Melhor modernizar os Falcões na Embrae com pacote israelense para tirar o melhor proveito do que temos.
Olha Júlio, se a oposição investigar bem vai descobrir até que o tsunami que ocorreu no Oceano Índico tempos atrás foi culpa do Lula. Quanto a manutenção dos técnicos da área econômica lembre-se que eram do quadro de servidores da união e não do PSDB, pois os cargos relativoa a condução da política econômica foram todos substituídos graças a Deus, pois caso contrário estaríamos atolados até o pescoço com essa crise. A propósito da mesma forma que todos os créditos da nossa economia devem ser contabiliados pela oposição, também deveriam ser creditados os problemas, talvez seje por isso que o… Read more »
em relação a modernização, alguem sabe como anda o desenvolvimento do radar scipio? será que ele realmente dará conta do recado para o a-4mod como o fará com o a-1m, pois a função primaria do a-1 é ataque, nesse caso cumpre bem sua função, enquanto a do a-4 na MB é interceptação, sendo o scipio um basicamente um radar com função ar-solo e ar-ar, será que esse radar será compativel com misseis bvr, pois seria muito bom vermos os nossos a-4 com um par de derby e outro par de maa-1b, pyton 5 ou a-darter, realizando uma pac, em parceria… Read more »