holland-class-patrol-ship.jpg

O Secretário de Estado da Defesa Jack de Vries bateu a quilha do primeiro navio de patrulha da Marinha Real da Holanda, o Holland, no estaleiro Damen Schelde, no dia 8 de dezembro.
Os nomes dos próximos três navios da classe também foram anunciados: Zeeland, Friesland e Groningen. As quilhas serão batidas em setembro de 2009, outubro de 2009 e abril de 2010.
A nova classe de navios-patrulha segue a nova filosofia do “Navy Study 2005”, para a frota da Royal Navy da Holanda. Por conta de uma nova visão do mundo e as novas ameaças, como o terrorismo e um aumento da pirataria, a ênfase foi colocada em operações em águas litorâneas.
Os quatro navios serão usados especificamente para o espectro de ameaças mais baixo,  tais como conflitos de menor intensidade, vigilância marítima (incluindo as operações de abordagem) e fiscalização.
Os novos navios terão 108 metros de comprimento e deslocarão cerca de 3.750 toneladas. Terão convôo e hangar para embarque de um helicóptero NH-90 ou equivalente. Seu armamento será composto por um canhão de 76mm Oto-Melara de duplo emprego, um canhão de tiro rápido Hitrole e duas metralhadoras. Todas as armas terão controle remoto. Graças às tecnologias no “estado-da-arte” de comunicação e sensores, integrados no mastro principal, será possível a detecção e o monitoramento de alvos de alta e de baixa altitude, incluindo aeronaves, barcos rápidos, periscópios, minas e até mesmo mergulhadores.

hollandclassopv-1.jpg

NOTA DO BLOG: Esses novos OPVs têm deslocamento de fragata, mas seu armamento é fraco, por isso a classificação adotada. Tudo indica que serão muito usados no Caribe.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments