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Como foi visto na primeira parte, a Alemanha tem um lugar de destaque na história do submarino. Após a derrota na Guerra, não houve qualquer atividade submarina alemã até 1954, quando a Alemanha Ocidental foi admitida na OTAN. Concordou-se então que pequenas unidades que não excedessem 350 toneladas poderiam ser construídas para serem usadas no Báltico.

O projeto do primeiro submarino alemão do pós-guerra foi designado como Tipo 201, mas a primeira unidade (U-1), só ficou pronta em 1961.

Enquanto isso, a nova Marinha Alemã precisava com urgência treinar suas tripulações para submarinos, mas não conseguiu nenhum submarino emprestado de seus aliados da OTAN. A solução encontrada foi resgatar três submarinos afundados pelos próprios alemães em 1945, para evitar que eles caíssem nas mãos dos aliados.

Estes submarinos eram dois Type XXIII, o Hai (S-170, ex-U-2365) e o Hetch (S-171, ex-U-2367), e um Type XXI, o Wilhelm Bauer (Y-880, ex-U-2540).
Durante a construção do Tipo 201, o limite de tonelagem foi elevado para 450 toneladas e o submarino foi redesignado Tipo 205.

Os primeiros dois submarinos foram construídos em aço amagnético, mas que teve sérios problemas de corrosão. Duas outras unidades foram construídas com aço convencional e o restante com aço amagnético aperfeiçoado, num total de 16 submarinos. A Dinamarca também comprou duas unidades.
A Marinha Norueguesa adquiriu 15 submarinos, designados Tipo 207 (fotos acima e abaixo) ou classe Kobben, financiados pelos EUA. Todos os submarinos desta classe já foram desativados pela Noruega e repassados para outras marinhas. Quatro ainda estão em atividade na Marinha da Polônia. (Clicar na imagem do arranjo do submarino abaixo, para ver mais detalhes do projeto).

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Ficha técnica do Tipo 205/207:
Deslocamento: 435t na superfície, 485t submerso
Comprimento: 47,2m, Boca: 4,7 m Calado: 3,8m
Propulsão: Diesel-elétrica, dois motores MTU 1.100 hp (820 kW) e um motor elétrico de 1.700 hp (1.300 kW)
Velocidade: 10 nós (19 km/h), 17 nós (31 km/h)
Autonomia: 3.800 milhas (4.800 km), na superfície; 270 milhas a 3 nós, submerso (500km a 6 km/h).
Profundidade de operação: 180m (590 pés)
Tripulação: 24 homens
Armamento: 8 tubos lança-torpedos de 533 mm (21 pol.) para torpedos T1, Mk-37 Mod 1/2, Tp 61, Tp 612, Tp 613

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O Tipo 206 (IKL540)

Depois de completados os submarinos Tipo 205, a Alemanha começou a projetar seus próximos submarinos de 450t, desta vez com baterias de maior potência, para suprir a demanda crescente de energia dos equipamentos eletrônicos.

Os sonares ativos e passivos também foram aperfeiçoados, bem como o sistema de direção de tiro.

Pela primeira vez foram instalados torpedos guiados a fio num submarino alemão. A construção da primeira unidade começou em 1969 e o último dos 18 submarinos produzidos entrou em serviço em 1974.

Em 1972, um acordo de cooperação feito entre os estaleiros britânicos Vickers e a IKL (Ingenieurkontor Lübeck), permitiu que o 206 fosse produzido sob licença pelos britânicos.

Três submarinos foram vendidos à Israel e lá foram batizados como classe “Gal”. Esses submarinos israelenses foram armados com um lançador de mísseis antiaéreos Blowpipe na “vela”.

Em agosto de 2008, sete submarinos ainda estavam em operação na Marinha Alemã e das unidades desativadas, quatro foram vendidas para a Marinha da Indonésia.
O Tipo 206 desloca 498t mergulhado e tem alcance de 4.500 milhas a 5 nós de velocidade. Leva 22 tripulantes e tem 8 tubos lança-torpedos de 21 polegadas.

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