akula-ii-shchuka-b-1.jpg

A Rússia poderá alugar ‘vários” submarinos nucleares de ataque da classe “Shchuka-B” (Akula II)  para a Índia, nos próximos anos, apesar do atraso da entrega da primeira unidade, devido a um recente acidente.
Segundo a agência de notícias russa ITAR-TASS, Mikhail Dmitriyev, diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnica-Militar, afirmou que “existe uma possibilidade real de locação por dez anos, de vários dos nossos submarinos nucleares multi-função Tipo 971, classe “Shchuka-B”.
A Rússia fez a oferta depois que a Marinha da Índia revelou seu plano de construir 24 submarinos convencionais nos próximos 20 anos.
Nova Délhi já havia contratado alugar dois submarinos nucleares de Moscou, mas a Marinha projetou que nos próximos 10 anos, a Índia teria de adquirir ou construir de 10 a 12 submarinos nucleares.
Dmitriyev também negou que Moscou estaria negociando o fornecimento de submarinos nucleares à China. “A questão do fornecimento de submarinos nucleares à China não existe. Ao contrário da Índia, a China nunca nos fez um pedido. É por isso que nunca negociamos com a China sobre locação ou venda de submarinos nucleares”, disse Dmitriyev.
A oferta da Rússia é somente para a locação dos submarinos para a Marinha indiana, e não a sua venda, reforçou Dmitriyev.
De acordo com notícias anteriores, o negócio faz parte do pacote maior que inclui a reforma do ex-Gorshkov, e o arrendamento de dois submarinos “Shchuka-B” (código OTAN-Akula-II).
A Índia trabalha há vários anos num projeto próprio de submarino nuclear, denominado navio de tecnologia avançada (ATV), provavelmente baseado no design do “Shchuka-B” russo.

akula-shchuka-b.gif

Akula-II (Shchuka-B): Deslocamento submerso: 12.770 toneladas métricas. Comprimento: 110,3 metros, 13,5 metros de boca, calado e 9,6 metros. Velocidade máxima de 30 nós. Potência da propulsão – 50.000shp. Armamento: 8 tubos para torpedos e mísseis antinavio e de cruzeiro. Tripulação: 73 homens (incluindo 33 oficiais).

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments