Tejas naval deverá ter motor mais potente
Protótipo da versão naval, agora programado para voar no fim de 2009, deverá ser parecido com o biplace acima. Mas só externamente.
Embora o primeiro vôo estivesse programado para este ano, o protótipo da versão naval do Tejas, caça leve projetado e produzido pela Índia, deverá voar somente no final do ano que vem. O principal motivo alegado para o atraso foi a dificuldade de se adquirir, junto a fornecedores no mercado mundial, os materiais a serem empregados no trem de pouso, que necessita suportar exigências muito maiores do que a versão original. Duas companhias indianas, a Mishra Dhatu Nigam e a Bharat Forge, assumiram a incumbência de providenciar o material, e finalmente o primeiro trem de pouso navalizado está sendo produzido pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL).
O jornal The Hindu colheu informações junto à ADA (Aeronautical Development Agency) de que a versão naval também deverá ser equipada com um motor de maior potência do que os GE F404 que equipam os Tejas já produzidos. Vale lembrar que a aeronave não está sendo projetada para decolar com auxílio de catapultas, mas em corridas de 200 metros pelo convés de vôo do INS Vikramaditya, que termina num ski-jump. Há duas opções em consideração, o GE F414 e o Eurojet EJ 200, podendo o novo motor equipar também futuras versões baseadas em terra.
O protótipo da versão naval será biplace, muito semelhante externamente ao protótipo da versão treinadora do Tejas, mostrada no início deste mês no Blog do Poder Aéreo. Porém, internamente, terá a estrutura bastante reforçada para suportar o impacto das aterrissagens em Porta-Aviões, além da carga do gancho de parada. A Marinha Indiana pretende adquirir 40 aeronaves do modelo, para emprego junto aos Mig-29K.
Fonte: jornal The Hindu Foto: IAF (Força Aérea da Índia / Bharat Rakshak) – S. Simha