Windows XP no controle dos submarinos nucleares da Royal Navy
A Royal Navy e BAE Systems anunciaram no dia 15/12 que implementaram com sucesso a instalação do primeiro sistema Windows for Submarines™, antes do previsto. A partir de agora sistemas operacionais Windows, conectados por uma rede ethernet, estão no controle do submarinos nucleares do Reino Unido.
O sistema é chamado de Submarine Command System Next Generation (SMCS-NG), e usa vários consoles multifunção com duas telas LCD. As primeiras informações sobre o sistema desenvolvido sugeria o uso do Windows 2000 como SO, como ocorre em sistemas semelhantes em outras marinhas, mas aqueles que trabalharam na implantação informaram que, na verdade, o sistema se baseia no Windows XP.
O sistema de comando e controle anterior do HMS Vigilant, um SSBN classe “Vanguard”, dotado de mísseis balísticos nucleares Trident, foi trocado pelo novo SMCS-NG baseado em Windows, em apenas 18 dias.
Calcula-se que o uso de software “off-the-shelf” no lugar dos sistemas especializados vai proporcionar economia aos contribuintes na ordem de £22 milhões em suporte, nos próximos 10 anos.
Muitos na comunidade de software vêem com preocupação a adoção do Windows XP pela Royal Navy, como base para seus sistemas de comando e controle, pois a economia não compensaria as eventuais perdas em termos de segurança e confiabilidade. Além dos submarinos nucleares, a RN vai utilizar sistema semelhante ao SMCS-NG nos seus novos destróieres Type 45, e na próxima classe de submarinos classe “Astute“.