Pesadelo dos submarinistas
Nota do Blog: As imagens captadas pelos periscópios são de um Sikorsky SH-3 e de um Westland Lynx, duas hábeis aeronaves caçadoras de submarinos.
Na MB, pode se ter a ação combinada das duas aeronaves, sendo o SH-3A/B Sea King do HS-1 (1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino) fazendo a escuta sonar, tendo como ala um AH-11A Super Lynx do HA-1 (1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque) armado com torpedos e/ou cargas de profundidade ou somente aeronaves SH-3A/B realizando as duas tarefas.
Cesar, Na verdade hoje na MB, tanto o HS-1 quanto o HA-1 tem capacidade ASW e ASuW, o que diferencia um do outro no ASW é o sonar presente no SH-3A/B. No HS-1, os SH-3A (fabricados pela Agusta) ficaram com a função ASuW, armados com os Exocet, sem entretanto perderem a sua capacidade ASW, que ficou com o SH-3B (comprados da US Navy), e que não operam o Exocet, ficando exclusivamente para a primeira missão. No HA-1, os Super Lynx tem como missão primária o ataque a alvos de superfície (inclusive OTHT) utilizando os Sea Skua, e ataque vetorado a… Read more »
Nelson Lima,
os Exocet também são F&F.
Parece que o projeto da Mb é adquirir 12 Seahawk-Peguin e aposentar os Seaking-Exocet. uma redução de 35 km no alcance dos ASM, mas com guiagem fire-forget, o que permite evasão do alcance dos SAM. Já os SuperLynx-Seaskua continuam sendo um ótimo equipamento se equipado com FLIR.
Falta persistência em combate, operar como “killer” p/ o Sea King é fácil, “menino de recados” só vai lá e “entrega a encomenda”.
Gosto mto do Super Lynx, especialmente qndo comparado c/ aquela porcaria do Panther, mas o design tem lá suas limitações.
Então a consolidação dos vetores ASW/ASuW no SH-60 seria mto interessante sob qq aspecto.
Acredito muito no potencial dos Super Linx, pois é uma aeronave testada em combate com grande eficiência. Na operação UNITAS, tem sido juntamente com os SUB, os grandes diferenciadores a favor da MB, contra marinhas estrangeiras. O grande problema da MB, é ter mais navios que SUPER LINX, quando na verdade deveria ser o contrário.
Não seria a hora de a MB, avaliando criteriosamente as disponibilidades de espaço e peso em suas belonaves, consolidar sua frota embarcada em um unico vetor p/ ASW e ASuW?
Bidas, concordo.
Quando o IDAS estiver operacional vai mudar um pouco as coisas.
cumps
Na minha opinião, acredito q os Linx da MB deveriam ser equipados “full” na função ASW, e ñ ficar apenas restritos como vetores de armas anti-sub e esclarecimento/ataque.
A MB manteve apenas os SK como ASW e o q temos hj nesta função? Uma frota de helis reduzida pela metade.
Sds.
Oh maravilha ja tô vendo este Helicoptero abatido.