‘Cisne Branco’ chega a Vitória nesta sexta-feira

0

c079-f28

Imponente e garboso, o veleiro Cisne Branco corta o Atlântico e, nesta sexta-feira (09), atraca no Cais Comercial do Porto de Vitória. O navio estará aberto para visitação no sábado (10), de 9h às 11 (apenas para convidados) e das 14h às 18h para o público geral; no domingo (11), das 9h às 18h; e na segunda-feira (12). Construído em Amsterdã, Holanda, foi incorporado pela Marinha do Brasil no ano 2000, exatamente 500 anos após a partida de Pedro Álvares Cabral.

Com 76 metros de comprimento, 31 velas e 51 tripulantes, a embarcação tem capacidade para mais 31 pessoas em treinamento. O Cisne Branco tem construção baseada nos projetos dos últimos “Clippers” do século XIX. O veleiro é utilizado no treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os aspirantes da Escola Naval. Após formados são embarcados a bordo do Navio Escola.

A construção do navio ocorreu em tempo recorde, um ano e três meses, e permitiu a participação do brasileira da travessia comemorativa dos 500 anos do descobrimento. O veleiro representa a Marinha do país nacional e internacionalmente e contribui para a formação dos futuros oficiais e praças.

Fonte: Globo.com   Foto: NGB

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Clipper Um clipper é um tipo de embarcação à vela. [editar] História O nome clipper provém do termo inglês «to clip», cortar, ou recortar, “Clipper Cutter”, por cortar a água com um casco estilizado, ou por cortar nos tempos de travessia. Os clippers foram o canto do cisne da navegação à vela perante o surgimento dos navios de propulsão mecânica. Mudando por completo os conceitos de desenho naval, apareceram os primeiros na Guerra de Independência dos Estados Unidos da América com os navios de guerra denominados de Brigues, espelhados por sua vez nas escunas inglesas “Clipper Cutters”, de “pequenas embarcações… Read more »

The Captain

Agradeço a correção e aprendi mais uma. Valeu Marcelo Lopes. Agora me esclareça a diferença entre um e outro, pois sou parte de um povo sem tradição marítima, porém, insisto de uma nação marítima.
Grato,
The Captain

Farragut

Vale tudo em press release.
Como o navio passa meses fora do Brasil e em reparo para a próxima grande viagem, o adestramento em apoio aos órgãos de formação é residual.
Quanto à construção de uma consciencia marinheira, parece meio complicado atingir este propósito se o navio passa mais tempo mostrando bandeira no exterior do que em nossos portos.

Marcelo Lopes

Captain, apenas uma pequena correção o U 20 não é um Clipper naum, é um brigue

MO

The Captain

Ademais, num país sem o hábito de cultuar sua história, com uma costa das mais extensas, porém com um povo que realmente não tem tradição marítima e ai entenda-se o povo e não a nação; sim é importante termos um belo clipper como este, para criar na população o “espírito marinheiro” e envolvermos todos os segmentos da sociedade num Projeto Naval compromissado com todo o povo, de cada cidade costeira ou grotão interiorano. A 100 km da costa, nenhum cidadão tem qualquer consciência das questões marítimas do nosso país e em razão disto não se importa com plataformas de petróleo,… Read more »

Marcelo Lopes

E muito mais que o “janes fleet command” e afins ….

Quanto a modelos do U 20, tinha visto algo no mercado livre, que tambem tinha o Juan Sebastian de Elcano, mas não cheguei a ver e como sou cético, somado a um modelista que vende (Presente, isoto acontece !!!!!) ) tipo 21 como Mk 10 (é tem gente que acreditava fielmente)

Oh soh …

http://www.mininavios.com/marinha_do_brasil.htm

MO

Mauricio R.

Se vc quer bons marinheiros antes de bons operadores de sistemas de armas sofisticados, vc necessita de um navio-escola como o “Cisne Branco”!!!
O lais da verga ensina mto mais que uma console do Siconta.

Wilson Johann

Realmente, essa foto parece uma daquelas antigas, do tempo em os clippers faziam a “corrida da Índia”, se não me engano, para o transporte do chá e outras iguarias. Havia uma acirrada competição entre os veleiros que cobriam aquela rota, como também entre os que partiam da costa leste para a costa oeste norte-americana, costeando a América latina,descendo pelo Atlântico, tendo que cruzar o Cabo Horn, no extremo sul, para depois subir pelo Pacífico até São Francisco. Depois, é claro, refaziam a mesma rota em sentido contrário. E é disso que me lembro ao ver esta foto do Cisne Branco.… Read more »

Noronha

Belo mais inútil vamos treinar os nossos marujos para lutar contra perola negra ou holandês voador isto e gasta mal os poucos recursos repassado por Brasília a única marinha do planeta que gasta dinheiro com a costrunção de navio escola especifico e a marinha do sol nascente que tem um misto de navio escola com destróier-escola. O cisne branco e o Brasil não passam de belo Antônio.

Tudo pela pátria!

The Captain

Esta imagem está uma pintura, uma bela marina. Tão magnifica que realmente não parece uma foto. Eu me contento em tela como Plano de Fundo da minha máquina.

Fábio Max

RL

Que bela idéia essa! Também quero uma réplica no meu escritório…rsss

Fábio Max

O navio mais bonito da esquadra.

RL

O mais bonito mesmo.

Concordo.

Será que existem réplicas em miniatura? Quero uma na mesa do meu escritório..rs.

Outland

Caros colegas, navios desse tipo servem para apresentação e uma das maiores lições no mar a camaradagem e o espírito de equipe, os alunos/guardas-marinha que nele servem por curto período tem que aprender as dificuldades do mar e como citei acima a camaradagem e o espírito de equipe.