‘Cisne Branco’ chega a Vitória nesta sexta-feira
Imponente e garboso, o veleiro Cisne Branco corta o Atlântico e, nesta sexta-feira (09), atraca no Cais Comercial do Porto de Vitória. O navio estará aberto para visitação no sábado (10), de 9h às 11 (apenas para convidados) e das 14h às 18h para o público geral; no domingo (11), das 9h às 18h; e na segunda-feira (12). Construído em Amsterdã, Holanda, foi incorporado pela Marinha do Brasil no ano 2000, exatamente 500 anos após a partida de Pedro Álvares Cabral.
Com 76 metros de comprimento, 31 velas e 51 tripulantes, a embarcação tem capacidade para mais 31 pessoas em treinamento. O Cisne Branco tem construção baseada nos projetos dos últimos “Clippers” do século XIX. O veleiro é utilizado no treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os aspirantes da Escola Naval. Após formados são embarcados a bordo do Navio Escola.
A construção do navio ocorreu em tempo recorde, um ano e três meses, e permitiu a participação do brasileira da travessia comemorativa dos 500 anos do descobrimento. O veleiro representa a Marinha do país nacional e internacionalmente e contribui para a formação dos futuros oficiais e praças.
Fonte: Globo.com Foto: NGB