Portos de Santos, Itaguaí e Paranaguá estão vulneráveis, segundo PF

8

forte-barra-grande-santos-foto-nunao

A vulnerabilidade é em relação ao tráfico de armas, como ocorre também em 17 cidades em região de fronteira, a maioria na divisa com o Paraguai

Santos está entre os portos brasileiros considerados vulneráveis pela Polícia Federal (PF), para a entrada de armas ilegais no País. Na relação, também estão Itaguaí (o atual nome de Sepetiba, RJ) e Paranaguá (PR). O levantamento da PF ainda identificou 17 cidades em regiões de fronteira que seriam usadas para o tráfico de armas. O principal problema é o contrabando vindo do Paraguai. Seis dos municípios mapeados estão nos limites do Mato Grosso do Sul com o país: Bela Vista, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo. Duas cidades paranaenses, Foz do Iguaçu e Guaíra, também recebem armas vindas do mesmo local. O chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da PF, delegado Vantuil Cordeiro, explicou que esse é um problema histórico, pois o Paraguai vem sendo usado como rota por traficantes.

bela-vista-paraguai-e-bela-vista-brasil-divisa-foto-nunao
Pelo menos outras cinco cidades localizadas em quatro estados foram identificadas como receptoras de armas da Bolívia. São elas: Corumbá (MS), Cáceres (MT), GuajaráMirim (RO), Brasiléia (AC) e Plácido de Castro (AC). O levantamento foi feito com base nas apreensões realizadas em 2008.
A PF informa que, de janeiro a novembro de 2008, foram apreendidas no Brasil 12.594 armas ilegais. Não há dados sobre qual o percentual deste número foi pego em regiões de fronteira. No mesmo período, foram furtadas e roubadas 7.469 armas. “Na divisa do Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia, verificamos o ingresso de armas de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras. Na região mais próxima do Paraná e Paraguai é rota de armas de calibres menores, como pistola”, contou o delegado. Asarmas ilegais também chegam por cidades gaúchas: em 2008, Uruguaiana recebeu estoques da Argentina; Quaraí (RS) e Santana do Livramento (RS), do Uruguai. Na Amazônia, a cidade de Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, também foi mapeada pela PF.
Fonte: Agência Globo, via Santos Export

Fotos: Nunão – canal do porto de Santos visto a partir do Forte da Barra Grande e trecho da divisa das duas cidades de Bela Vista, a paraguaia e a brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments