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A Marinha do Brasil deve receber no próximo dia 3 de Fevereiro o Navio Polar Almirante Maximiano H-41, navio dedicado à pesquisa em regiões polares.

Esta será a “quarta vida” deste navio. O futuro Almirante Maximiano foi construído nos EUA na década de 1970 como um PSV (‘Plataform Supply Vessel’) dedicado ao apoio às plataformas de petróleo do Mar do Norte, sendo inicialmente batizado como Theriot Offshore I. No final da década de 1980 o navio foi completamente reconstruído e transformado em navio de pesca para regiões de altas latitudes.

Antes de ser adquirido pela MB, o navio possuía o nome Ocean Empress e pertencia à empresa russa de ASK Subsea. Ele estava sendo convertido na Alemanha em navio de apoio off-shore para emprego no mar Báltico.

O Almirante Maximiano sofreu diversas modificações estruturais, incluindo a adição de um hangar climatizado e convôo com capacidade para receber duas aeronaves do porte de um Esquilo ou Jet Ranger, novas acomodações (ampliando de 50 para 106 homens) e instalações de pesquisas e laboratórios (cinco sendo sendo dois “secos”, dois “molhados” e um misto) para suas futuras operações polares. O navio será empregado prioritariamente na coleta de dados oceanográficos na Região Antártica (em apoio aos projetos científicos do Programa Antártico – PROANTAR) e apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz, podendo ser utilizado também em levantamentos hidroceanográficos em regiões “não-polares”.

Sua aquisição ocorreu em tempo recorde (comparando-se com outros projetos da MB) e as obras de conversão andaram em rítmo acelerado. Em parte, isto deveu-se aos recursos disponipilizados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) que somaram R$ 69 milhões. Incluindo-se o valor de aquisição do navio, o governo brasileiro gastou até o momento perto de R$ 140 milhões.

Ainda serão incorporados este ano ao navio:

– ecobatímetro multifeixe para grandes profundidades.
– guinchos oceanográficos e geológicos
– perfilador doppler de corrente
– sistema DP (posicionamento dinâmico)
– sistema de aquisição e análise de dados oceanográficos, meteorológicos e geológicos
– sistema de comunicações mais moderno
– instalação de rede interna com acesso à internet
– academina de ginástica

Nos dois perfis abaixo pode-se comparar como era o H-41 quando operava como pesqueiro e a atual configuração.

Naerberg

h-41-perfil

Principais Características:

* Deslocamento: 5.450 t (máximo)
* Dimensões (comprimento toal, boca, calado carregado): 93,4 x 13,4 x 6,2m
* Velocidade: 10 nós (cruzeiro), 13 nós (máxima)
* Autonomia/Raio de ação: 90 dias/20.000 MN
* Propulsão: dois motores de 4.260 HP
* Aeronaves: hangar climatizado para dois helicópteros
* Tripulação: 76 militares e 30 pesquisadores
* Construtor: estaleiro Todd (EUA), reformado em 1988 no estaleiro Aukra (Noruega), convertido pelo estaleiro BREDO – Bremerhavener Dock GmbH (Alemanha)

Leia mais sobre o Almirante Maximiano aqui no blog naval

Fotos do ‘Almirante Maximiano’ – o novo Navio Polar da Marinha do Brasil

FINEP investirá R$ 69 milhões em novo NApOc

Homenagens

Marinha do Brasil divulga nota sobre a aquisição de Navio Polar de Apoio às Pesquisas

Novo NApOc gera dúvidas

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FOTOS: MB

COLABOROU:
R. Garcez

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Mauro Lima

daqui do blog mesmo “Informações levantadas pelo Poder Naval OnLine junto a fontes norueguesas dão conta de que o navio, quando operava com o nome Naerberg, apresentou problemas de estabilidade e quase emborcou por duas vezes próximo à costa do Alasca. Naquela região as condições de mar são tão exigentes como aquelas apresentadas pelas águas que circundam o Continente Antártico.” e acresceremos mais peso acima da linha dágua… parece que estamos criando um “Super Bateau Mouche!” Esta belezura aí embaixo estava orçada alguns anos atrás em 30 milhóes de dólares… com o valor gasto neste bicho aí daria para construir… Read more »

Dunga

Parabens a Marinha do Brasil, pela nova aquisição!!!, desejamos ao navio que navegue sempre em “Mares de Almirante” e boa sorte nas suas empreitadas, porque o Almirante Maximiano foi uma excelente personalidade da Marinha no seu tempo, e um verdadeiro exemplo de dedicação ao Mar e a Marinha do Brasil !!!

JACUBÃO

Pena que o navio…
Porque que é tão difícil para o BRASIL comprar equipamentos novos, ao invés do investir em navios modernos que irão operar pelos próximos trinta anos, com sobressalentes de montão, prefere comprar velharias que são muito difícil de manter.

Infante

A respeito da pesquisa sobre os nomes dos nosssos futuros subsmarinos creio que ficariam melhor se batizados com nomes de peixes. Vejam bem, são subs (na origem) da classe Marlin, em primeiro lugar. Para homenagear nossos grandes estadistas creio que o primeiro deles, que dará nome à classe no Brasil deveria chamar-se S-35 ROBALO.

Mauricio R.

Interessante tds os hélices carenados.
O hélice central, é um propulsor do tipo usado em caça-minas, tem deriva de 360°???

Espero que a polemica sobre a estabilidades deste navio não renda maiores dissabores.

catraca

Mas será possível ?….teriam sanado o problema ??? Com as modificações anunciadas ???….Difícil acreditar que a MB fosse adquirir um navio que fugiu da PESCA MORTAL……será ??

JACUBÃO

Duvido que tenham sanado todos os problemas do navio, ou voçês pensam que estão nos EUA?

J. RESENDE

com a incorporação do navio Almirante Maximiano o H44 Ary Rongel
ficará fora de operação ?

Ronaldo de souza gonçalves

Poderiamos sim partir de um navio novo pois ai ele seria construido aqui gerando muitos empregos sem duvida para 30 anos ou mais por que este tipo de embarcação não tem o grau de sofisticação de outros meios navais. No entanto sou favorável uma maior concentração de pesquisa no polo sul.alem de ser uma pequena projeçãofora das nossas aguás.

[…] Almirante Saboia – sem data ainda (ex-RFA Sir Bedivere – 1967) NPo Almirante Maximiano – previsto para 3/2/2009 (ex-Ocean Empress – 1974) NAsH não batizado NDCC Garcia D´Ávila – 4/12/2007 (1987) NHO Cruzeiro […]

nauta

Impressionante como só tem quem critique. Quero ver é TRABALHAR para fazer acontecer…

[…] anunciado aqui no Blog naval, foi incorporado à Marinha do Brasil no último dia 03 de fevereiro o Navio Polar (NPo) […]

LUCIANA

PARABÉNS A MARINHA DO BRASIL, POR ESTE INVESTIMENTO MAGNÍFICO!!
EU ESTOU ANCIOSA PELA CHEGADA DESTE NAVIO AO BRASIL, NÃO VEJO A HORA DA CHEGADA!!!
PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!!
QUE DEUS E OS DONOS DOS MARES,OS TRAGAM EM MARES MANSOS!!!
E QUE DEUS ESTEJA NO LEME!!!