NT saudita foi liberado segundo fontes somalis
Piratas somalis liberaram o navio-tanque saudita Sirius Star e sua carga de petróleo após o pagamento de 3 milhões de dólares informou um dos negociadores dos bandidos na última sexta-feira (9/1).
O MV Sirius Star e sua tripulação de 25 homens foram sequestrados no Oceano Índico no dia 15 de novembro do ano passado.
Mohamed Said, um dos negociadores do resgate, informou à Associated Press por telefone que o navio já havia sido libertado e estava navegando para “águas seguras”. O armador, Vela International Marine, não comentou o assunto.
Fontes polonesas (parte da tripulação é de origem polonesa) disseram que foram informadas da libertação do navio pelo embaixador da Arábia Saudita no Quênia. Outra fonte, desta vez um diplomata ocidental baseado em Nairobi (Quênia), também informou que o navio havia sido liberado.
Uma nova força naval internacional, com autorização da ONU e sob o comando dos EUA, irá em breve iniciar patrulhas para enfrentar a escalada de ataques de piratas somalis. No ano passado ocorreram mais de 100 ataques.A força naval deve começar a operar na próxima semana.
FONTE: Associated Press
NOTA DO BLOG: Clicando na foto abaixo, feita pela US Navy, pode-se ver um container descendo de pára-quedas, contendo o dinheiro do resgate.