“Tudão” em ação na operação HAITI-VI
No dia 13 de dezembro de 2008, o NDCC Mattoso Maia, tendo como aeronave orgânica o UH-12 N-7084 ( Águia 84), atracou no porto de Havana – Cuba. A “Águia 84” está embarcada no NDCC Mattoso Maia desde o dia 07 de novembro de 2008, para cumprimento da Operação Haiti-VI, cuja missão é levar ajuda humanitária à Jamaica, Cuba e Haiti.
Durante os três dias em que o navio esteve atracado naquela localidade, foram descarregadas 300 toneladas de arroz e 200 toneladas de leite em pó. A faina de descarga contou com a participação efetiva de membros do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do EsqdHU-1, que integraram uma das equipes compostas para executar a manobra.
Na véspera do natal, dia 24 de dezembro, a aeronave Águia 84, efetuou o transporte por VERTREP (Vertical Replishment) de 5 toneladas de alimentos, sendo 2.600 Kg de leite em pó e 2.400 Kg de arroz, para uma Base Argentina da MINUSTAH (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) localizada na cidade haitiana de Gonaives.
Após 16 circuitos de carga e aproximadamente 7 horas de vôo, todo o material transportado pelo Águia 84 foi conduzido e escoltado por um Destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil para uma escola de freiras naquela cidade, de onde seria distribuído para a população necessitada.
Fonte e Fotos: ComForAerNav.
Nota do Blog 1: O DAE do HU-1 está mostrando todo o seu potencial de “Faz Tudo” durante este embarque, realizando, além das tarefas normais do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, uma missão muito especial, a de salvar vidas. Seja de um dos tripulantes do NDCC Mattoso Maia ou da população atingida pelos furacões no Caribe.
Nota do Blog 2: Desde 1959 um navio da Marinha do Brasil não atracava em Cuba e curiosamente, à época, o Ministro da Marinha era o AE Jorge do Paço MATTOSO MAIA.